O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, estará na Coreia do Sul entre os dias 7 e 8 de novembro
Reprodução/The Boston Globe
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, estará na Coreia do Sul entre os dias 7 e 8 de novembro

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, vai à Coreia do Sul nos dias 7 e 8 de novembro, para cumprir uma das etapas de sua primeira visita à Ásia. O tour pelo continente acontecerá entre os dias 3 e 14 do mesmo mês.

Leia também: Veja tudo sobre Donald Trump no iG

Tal viagem acontece em meio a um clima de constante tensão entre os Estados Unidos e a Coreia do Norte – temperado com trocas apimentadas de ameaças entre Donald Trump e Kim Jong-un. 

"Inicialmente, havíamos convidado Trump para três dias, mas concordamos que ele e sua esposa [Melania] chegarão na manhã de 7 de novembro", disse um porta-voz do presidente da Coreia do Sul, Moon Jae-in.

Em seu tour pelo continente asiático, o mandatário também passará pelo Japão, pela China, pelo Vietnã e pelas Filipinas.

Amizade com a do sul, crise com a do Norte

Desde o início do seu mandato como presidente dos Estados Unidos , Trump vem trocando ameaças com o líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un.

Leia também: Novos incêndios deixam ao menos 34 mortos em Portugal e na Espanha

A principal crise entre eles acontece por causa do programa nuclear e balístico do país asiático.

A crise e o comportamento irascível dos dois lídere levantou temores de uma guerra na península, cenário que seria devastador não apenas para Pyongyang , mas também para a Coreia do Sul, uma das principais aliadas dos norte-americanos na Ásia.

Nesta semana, o vice-embaixador da Coreia do Norte afirmou, na ONU, que nenhum país ficou sujeito a uma ameaça atômica americana por tanto tempo. No Japão, o vice-chanceler dos EUA não descarta diálogo direto.

O vice-embaixador da Coreia do Norte junto às Nações Unidas, Kim In-ryong, disse à ONU, nesta segunda-feira (16) que a situação na península atingiu "um ponto muito arriscado" e que "uma guerra nuclear pode eclodir a qualquer momento". Donald Trump não comentou a declaração.

Leia também: #JeSuisSomalie: Torre Eiffel terá noite de luto por vítimas de ataque na Somália

* Com informações da Agência Ansa.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!