Mbah Gotho teria 43 anos de idade no início da primeira guerra mundial e completou 70 anos durante a segunda
Reprodução/ YouTube/ Candra Yanuar
Mbah Gotho teria 43 anos de idade no início da primeira guerra mundial e completou 70 anos durante a segunda

Um homem que afirmava ser o humano mais antigo do mundo morreu aos 146 anos de idade. De acordo com seus documentos, o indonésio Sodimedjo, também conhecido como Mbah Ghoto (Vovô Ghoto), nasceu em dezembro de 1870.

Leia também: Aos 116 anos, mexicana é considerada "velha demais" para ter cartão bancário

Publicidade

Ele teria 43 anos de idade no início da primeira guerra mundial e completou 70 anos durante a segunda guerra mundial. O fumante, que ficou viúvo quatro vezes ao longo da vida, morreu esta semana em sua vila em Java Central depois de ser levado ao hospital em 12 de abril por conta da saúde já debilitada. Segundo os familiares, ele insistiu em voltar para casa para ficar com sua família e morreu no último domingo (30).

Seu neto Suyanto disse, em entrevista à BBC, que quando ele chegou em casa, Mbah Ghoto começou a comer cada vez menos. "Só durou um par de dias. Daquele dia até a sua morte, ele se recusou a comer e beber", acrescentou. "Ele não pediu muito. Antes de morrer, só queria que nós, sua família, o deixássemos ir.”

Mbah Ghoto foi enterrado na manhã de segunda-feira (1º) em um cemitério local, onde ele já havia providenciado sua jazida, incluindo uma lápide que havia comprado anos antes de morrer.

Leia também: Nascida no século XIX, mulher mais velha do mundo morre nos EUA

Ex-agricultor e pescador, Mbah Ghoto disse no ano passado que ele viveu "uma vida longa, porque tenho pessoas que me amam cuidando de mim". Ele era um herói local e contava histórias de vida sobre os colonizadores japoneses e holandeses. "A vida é apenas uma questão de aceitar o seu destino de todo o coração ", disse em entrevista ao Jakarta Post no ano passado. Ele deixa para trás cinco filhos, 12 netos, 17 bisnetos e dois tataraneto-netos.

Sem comprovação

Publicidade

Segundo as informações da BBC, Mbah Ghoto não era reconhecido como o homem mais velho da história. Isso porque a Indonésia só começou a registrar os nascimentos em 1900. Ainda assim, oficiais afirmaram à BBC, que o cartão de residência, que tem a data de nascimento de Mbah Ghoto, era válido com base em documentos e entrevistas com ele.

Leia também: "Parecia uma máquina de lavar", conta passageira após turbulência com 27 feridos

No entanto, como a idade dele não foi verificada independentemente, ele não toma o posto de ser humano mais velho na história, que pertence a francesa Jeanne Calment, que morreu em 1997 com 122 anos de idade. A pessoa mais velha do mundo viva hoje é Violet Brown , uma mulher jamaicana de 117 anos, de acordo com o Gerontology Research Group.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!