Bana Alabed, 7 anos, revelou que enviou uma carta ao novo mandatário pedindo proteção para as crianças de seu país
Reprodução/Twitter
Bana Alabed, 7 anos, revelou que enviou uma carta ao novo mandatário pedindo proteção para as crianças de seu país

A pequena menina síria Bana Alabed, de 7 anos, que ficou conhecida mundialmente devido a seus tweets sobre o cotidiano na cidade de Alepo, escreveu uma carta aberta ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, divulgada nesta quarta-feira (25), em que pede proteção para as crianças de seu país e para os refugiados.

LEIA MAIS: Cerca de mil crianças são deixadas em campo de refugiados demolido na França

A carta foi publicada em sua página no Twitter em plena semana de endurecimento aos imigrantes e refugiados por conta de Donald Trump. Nesta quarta, o presidente dos Estados Unidos assinou um decreto que permite a construção do muro na fronteira com o México.

"Eu imploro para você, você pode fazer alguma coisa para as crianças sírias? Se você puder, eu serei sua melhor amiga. Obrigada", escreveu a menina. Alabed mora na Turquia após a evacuação em massa da cidade síria sitiada por forças do governo e rebeldes.

Na carta, que foi enviada pouco antes da posse de Trump, no dia 20 de janeiro, Alabed relata que passou "sua vida toda" no país devastado pela guerra e conta que teve que parar de ir à escola "porque ela foi bombardeada".

"Alguns dos meus amigos morreram. Eu estou muito triste por causa deles e desejava que eles estivessem aqui comigo porque poderíamos brincar agora mesmo. Eu não podia brincar em Aleppo, era uma cidade de morte", escreveu.

LEIA MAIS: O refugiado iraquiano que luta para retomar carreira de médico nos EUA

Ao falar sobre sua vida na Turquia, ela diz que agora pode "sair e se divertir" e que é por isso "que a paz é tão importante para todo mundo, incluindo você".

A carta continua com um alerta para o novo presidente norte-americano. "Milhões de crianças sírias não estão como eu agora e estão sofrendo em diferentes partes da Síria. Elas estão sofrendo por causa dos adultos", diz antes de fazer um apelo para que Trump faça "algo" para ajudá-las.

Sobre o bloqueio a refugiados

Além da carta, Alabed publicou em seu Twitter uma "ideia" para Trump, que pretende bloquear os refugiados nos Estados Unidos. "Querido Trump, banir refugiados é muito ruim. Ok, se for bom, eu tenho uma ideia para você. Faça outros países pacíficos", postou a pequena menina.

LEIA MAIS: Refugiados sírios são explorados em fábricas de grifes europeias na Turquia

Segundo o jornal The New York Times , Trump deve assinar um decreto nesta semana que proibirá por 30 dias a entrada de refugiados de sete países predominantemente muçulmanos: Irã, Líbia, Iraque, Somália, Sudão, Síria e Iêmen. De acordo com a publicação, a ideia é impedir que potenciais terroristas entrem no país.

O programa ainda prevê a suspensão total por 120 dias do programa para acolhimento de refugiados e, depois desse período, haverá um número bem menor de pessoas que poderão solicitar refúgio ou asilo nos Estados Unidos.

* Com informações da Agência Ansa.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!