O carro presidencial apelidado como “The Beast” (ou "A Besta", em tradução livre) chegou à Casa Branca por volta das 20h10, pelo horário de Brasília. O veículo leva o novo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, seu vice, Mike Pence, e suas respectivas esposas. O veículo levou cerca de uma hora e meia para concluir um tradicional desfile entre o Capitólio até o futuro local de trabalho de Trump.
LEIA MAIS: "Tempo de conversa fiada acabou", diz Donald Trump, o novo presidente dos EUA
O carro usado no transporte de Trump
foi acompanhado por motos da polícia e por uma banda das Forças Armadas. O serviço secreto é o responsável pela proteção do presidente ao longo da tradicional parada. Depois de alguns minutos de desfile no carro, Trump, a esposa Melania Trump e o filho mais novo desceram do veículo e seguiram a pé por um pequeno trecho, retornando dentro de poucos minutos.
O desfile teve início por volta das 18h35, no horário de Brasília, acontecendo com atraso, já que, segundo informações oficiais, estava marcado para as 18h. Com cerca de uma hora e meia de horação, o desfile de Trump levou menos tempo que o de presidentes anteriores. Barack Obama, por exemplo, levou duas horas no mesmo trajeto pela Avenida Pensilvânia durante sua cerimônia de posse.
LEIA MAIS: Confrontos entre polícia e manifestantes tomam ruas em Washington; 95 presos
Protestos e violência
A poucas quadras do desfile do presidente, o cenário é de guerra na capital norte-americana. Aliás, a posse do presidente republicano nesta sexta foi toda marcada por muita violência nas ruas próximas do Capitólio e da Casa Branca. Manifestantes estão nas ruas e houve depredação de veículos, restaurantes e prédios públicos.
A segurança foi reforçada desde as primeiras horas do dia nos principais pontos da capital norte-americana devido à cerimônia de posse, na tentativa de evitar protestos e ataques. Contudo, cenas de vandalismo e de reação violenta da polícia dominam ruas que ficam a apenas algumas quadras de onde passará o desfile de posse ainda nesta sexta. Até o momento da parada, a polícia conseguiu conter os atos.
A polícia reagiu de forma truculenta contra os manifestantes contrários a Trump, com bombas de gás e spray de pimenta. Além disso, há informações de que pelo menos 95 pessoas tenham sido presas na cidade de Washington D.C.