Baleia-jubarte foi encontrada morta próximo à Praia da Galheta
Emanuel Ferreira/R3 Animal
Baleia-jubarte foi encontrada morta próximo à Praia da Galheta

Uma baleia-jubarte foi encontrada morta próximo à Praia da Galheta, em Florianópolis, na manhã de quarta-feira. O animal estava boiando com rede de pesca preso ao corpo.A baleia só poderá ser retirada pela equipe R3 Animal, que integra o Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) assim que encalhar na praia, o que deve acontecer nos próximos dias.

Desde a semana passada, duas baleias -jubarte foram avistadas com redes presas ao corpo próximo às praias de Florianópolis . A primeira foi vista na quinta-feira e no sábado outra baleia emalhada próximo à Praia da Barra da Lagoa.

No domingo, foram realizadas buscas desde a Barra da Lagoa até o Morro das Pedras e o animal enredado não foi encontrado. No entanto, outras 13 baleias-jubarte, em cinco grupos distintos, foram avistadas nadando e socializando na região.

Segundo a associação R3, as baleias-jubarte migram para o litoral brasileiro para reproduzir, mas a principal área de concentração é o Banco dos Abrolhos, uma extensão da plataforma continental localizada no Sul da Bahia e Norte do Espírito Santo. As baleias-jubarte já saíram da lista de espécies ameaçadas de extinção e agora com o aumento populacional estão aparecendo com mais frequência em outros locais da costa brasileira.

Elas podem atingir cerca de 16 metros de comprimento e pesar entre 35 a 40 toneladas. O Instituto Australis ressalta que o procedimento para retirada de rede é arriscado e só deve ser realizado por pessoal treinado, devidamente equipado e oficialmente autorizado.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!