Dados preliminares divulgados pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), de São Paulo, revelam que, no primeiro mês de vigência do Programa Marginal Segura – que aumentou a velocidade faixas – 102 acidentes com vítimas foram registrados nas marginais paulistanas.
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De acordo com as informações, que foram divulgadas nesta quarta-feira (8), 84 desses acidentes envolveram motos. Além disso, houve uma morte de motociclista e quatro atropelamentos. A média mensal com os limites de velocidade anteriores era de 64 acidentes com vítimas, logo, os dados representam um aumento de 60%.
A execução do programa na capital paulista completou um mês no último dia 25, com uma série de ações de segurança, fiscalização, sinalização e educação no trânsito das marginais Pinheiros e Tietê, por onde trafegam 1,2 milhão de veículos por dia.
Desde o dia 25 de janeiro, as velocidades máximas foram reajustadas de 70 quilômetros por hora (km/h) para 90 km/h na pista expressa, de 60 km/h para 70km/h na pista central, e 50 km/h para 60 km/h na pista local. A exceção é a faixa direita da pista local, mais perto da calçada, que fica com 50 km/h.
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Segundo a CET, as medidas priorizaram a segurança dos motoristas e pedestres e o número de agentes foi reforçado, passando de 45 em 2016 para 75 em 2017. Assim, mais ocorrências passaram a ser atendidas. A CET também reforçou e ampliou a sinalização das marginais, com a instalação de 900 placas.
Balanço de 2016 ainda será fechado
A Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social fez 60 acolhidas a moradores em situação de rua, sendo 47 na Marginal Tietê e 13 na Pinheiros e a Secretaria Municipal de Habitação identificou as áreas de risco e fez o cadastramento das famílias que moram às margens das pistas.
A CET informou que ainda está fechando o balanço do ano de 2016, mas dados preliminares indicam que a média mensal do ano anterior foi de 64 acidentes.
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Para o taxista Fausto Ferreira dos Santos, a readequação das velocidades nas marginais é importante, já que, para ele, os limites anteriores atravancam o trânsito. “Ficou melhor.
As marginais fluem melhor, exceto no pico forte do trânsito. Os acidentes não são causados pela velocidade e, sim, por causa da negligência de alguns motoristas, e por ambulantes que entram na pista quando a velocidade reduz”.
* Com informações da Agência Brasil.