O sorvete é um alimento rico em açúcar e gordura — dois elementos que juntos são bem prejudiciais à saúde e podem causar problemas mais sérios.
Pixabay
O sorvete é um alimento rico em açúcar e gordura — dois elementos que juntos são bem prejudiciais à saúde e podem causar problemas mais sérios.

O sorvete é uma sobremesa irresistível, principalmente com as altas temperaturas do verão. Mas o consumo pode acabar sendo prejudicial à saúde, muito por conta da sua composição.

A nutricionista Luciane Peixoto explica que alimento é tudo aquilo que contém nutrientes e pode gerar benefícios para o bem-estar do indivíduo. Por conta disso, dentro do universo da nutrição, o sorvete não é considerado um alimento e sim um produto alimentício, já que não possui nenhum aspecto favorável para a saúde.

“Somente o leite é um alimento da composição do sorvete que realmente é bom. Todos os outros (a gordura hidrogenada, aromatizantes, corantes, estabilizantes...) são componentes químicos e que na maioria das vezes causam problemas, intolerâncias e distúrbios no organismo”, alerta a profissional.

O sorvete é um alimento rico em açúcar e gordura — dois elementos que juntos são bem prejudiciais à saúde e podem causar problemas mais sérios. O excesso pode causar diabetes, problemas com colesterol, entupimento de vasos e obesidade.

Um pote de dois litros da sobremesa tem aproximadamente 3.430 calorias , uma quantia considerada alta. Uma bola de 60 gramas de sorvete de baunilha, por exemplo, tem em torno de 103 calorias — número que pode variar de acordo com o sabor.

“Sim, o sorvete engorda. Indo pelo lado nutricional, é muito importante levar em consideração essa parte de saúde, que contribui para nossa longevidade. O sorvete que a gente toma no fim de semana, não vai causar problema algum, não vai engordar, não vai destruir uma reeducação alimentar. Mas se consumido sem moderação realmente engorda e causa sérios problemas para a saúde”, afirma a nutricionista

Como substituir o sorvete?

A profissional indica que o sorvete caseiro pode ser opção para um alimento refrescante, saboroso e saudável.

“Você faz o sorvete com fruta, pode usar o leite, moderar a quantidade de açúcar ou, dependendo da fruta, nem precisa adoçar. Funciona muito bem se colocar as bananas que já estão muito maduras para congelar e transformá-las em um creme, podendo misturar com outra fruta. Vai ficar um sorvete extremamente saudável e não vai estragar o perfil da sua dieta”, recomenda Luciane.

Sorvete ou açaí?

Esse é uma pergunta muito comum e a nutricionista esclarece:

“O açaí tem o xarope de guaraná, o que faz com que ele fique muito calórico, porém se for preparado sem esse xarope e com uma quantidade menor de açúcar acaba se tornando uma escolha melhor. O diferencial do açaí em relação ao sorvete é que ele não possui gordura hidrogenada na composição”.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!