LIRAa mostrou que 22% das cidades brasileiras podem ter surto de dengue, zika e chikungunya
Shuttersock
LIRAa mostrou que 22% das cidades brasileiras podem ter surto de dengue, zika e chikungunya

Novos surtos de dengue, zika e chikungunya estão previstos em mais de mil cidades do Brasil. Essa é a previsão do novo Levantamento Rápido de Índices de Infestação pelo Aedes aegypti (LIRAa). Segundo a análise, 1.153 municípios apresentaram um alto índice de infestação, o que preocupou as autoridades do Ministério da Saúde.

Leia também: Até abril, Brasil registrou 40 mortes por dengue, diz Ministério da Saúde

A pasta alerta sobre a necessidade de intensificar as ações de combate ao Aedes aegypti , mosquito transmissor da dengue , zika e chikungunya, mesmo durante o outono e inverno, em todo o País.

Ao todo, 5.191 municípios realizaram algum tipo de monitoramento do mosquito transmissor dessas três doenças, sendo 4.933 por levantamento de infestação (LIRAa/LIA) e 258 por armadilha. A metodologia da armadilha é utilizada quando a infestação do mosquito é muito baixa ou inexistente. Para saber quais cidades podem ter surtos clique aqui.

“O resultado do levantamento indica que é necessário dar mais atenção nas ações de combate ao mosquito. A prevenção não pode ser interrompida, mesmo no período mais frio do ano”, alertou o secretário de Vigilância em Saúde, do Ministério da Saúde, Osnei Okumoto.

Segundo o secretário, a continuidade das ações é importante para manter baixos os índices de infestação, justamente para quando chegar a época de maior proliferação. “Assim será possível manter a redução do número de casos”, explicou o secretário.

Você viu?

Como foi feito a análise

O levantamento dos dados permite ao governo identificar onde estão concentrados os focos do mosquito em cada município, além de revelar quais os principais tipos de criadouros predominantes. Os resultados reforçam a necessidade de intensificar imediatamente as ações de prevenção contra as condições transmitidas pelo mosquito, em especial nas cidades em risco e em alerta.

Leia também: Dengue pode ser transmitida por meio de relações sexuais, aponta estudo

O principal tipo de criadouro encontrado na região nordeste foi o armazenamento de água no nível do solo, como tonel e barril. Nas regiões norte, sul e centro oeste, o maior número de depósitos encontrados foi em lixo, como recipientes plásticos, garrafas PET, latas, sucatas e entulhos de construção. Na região Sudeste predominaram os depósitos móveis, caracterizados por vasos/frascos com água, pratos e garrafas retornáveis.

Casos

Em 2018, até 21 de abil foram registrados 29.675 casos prováveis de febre chikungunya. A redução é de 65% em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram registrados 86.568 casos. Em 2018, houve 4 óbitos confirmados laboratorialmente. Em 2017, no mesmo período, foram 83 mortes.

Também foram registrados 2.985 casos prováveis de Zika em todo país, uma redução de 70% em relação ao mesmo período de 2017 (10.286). Neste ano, foi registrado um óbito pela doença.

Já em relação à dengue , foram identificados 101.863 casos prováveis da condição em todo o país, uma redução de 20% em relação ao mesmo período de 2017 (128.730). Também houve queda expressiva no número de óbitos. A redução foi de 44%, passando de 72 em 2017 para 40 em 2018.

Leia também: Aedes aegypti transgênico poderá ser comercializado para combater a dengue

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!