Apesar do rodízio municipal de veículos ter sido suspenso na cidade de São Paulo devido ao feriado do Carnaval , há regras de trânsito que, por questões de segurança, não abrem exceções durante o período de festa. E todo mundo sabe que beber no volante segue não sendo permitido e acarreta em multa.
Leia também: Lei Seca autua mais de mil motoristas com sinais de embriaguez no fim de semana
Numa forma divertida de reforçar as regras de trânsito e de convivência social, um folião de São Paulo decidiu se fantasiar de agente da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) e saiu dando supostas multas nos demais foliões, no último domingo (12). A brincadeira chamou a atenção quando ele 'multou' uma foliã por beber no volante .
A mulher, que não foi identificada, estava curtindo um bloco de rua no bairro da Vila Madalena, zona oeste da capital, sentada em um patinete motorizado. A intenção da foliã era enfrentar a concentração do bloco, facilitando sua mobilidade, mas acabou sendo 'multada', por beber uma cerveja enquanto estava apenas sentada no patinete.
O guardinha falso ainda seguiu aplicando multas – com um bloco de post-it – em diversos foliões, ora por terem jogado latas de cerveja no chão, ora por estarem 'pouco animados' ou ainda por rirem da fantasia que ele usava. Toda a brincadeira foi acompanhada por gargalhadas de todos que estavam no local.
23 de maio e a campanha #FocanaVida
Brincadeiras à parte, a CET está trabalhando intensamente neste Carnaval, principalmente por causa das alterações de trânsito feitas devido aos bloco de rua na capital.
Leia também: Tribunal dá 48 horas para prefeitura de SP explicar contrato de câmeras
Pela primeira vez, por exemplo, a Avenida 23 de Maio está recebendo os desfiles do Carnaval de rua de São Paulo e, por essa razão, a operação é constantemente avaliada e passa por ajustes.
A via, que já foi bloqueada neste domingo, seguirá bloqueada durante toda a segunda-feira (12). A CET reforça aos foliões que utilizem o transporte coletivo por ônibus e o sistema de trilhos para chegar até os blocos.
Para os que forem utilizar o Aeroporto de Congonhas para voos domésticos, a recomendação é sair com bastante antecedência de casa e conferir antes as rotas alternativas de tráfego.
Aos que precisarem usar o veículo próprio, a companhia alerta para a campanha "Foca na Vida", Movimento Paulista de Segurança no Trânsito, em parceria com Detran e Artesp.
Leia também: Folião morre eletrocutado após encostar em poste durante bloco no Centro de SP
A mensagem principal da campanha é “Neste Carnaval, Foca na Vida. Curta o Carnaval como se houvesse amanhã”. A ideia da iniciativa é reforçar os cuidados com o trânsito, e evitar que foliões tentem beber no volante ou que dirijam embriagados .