O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem 44% das intenções de voto, contra 32% do presidente Jair Bolsonaro na corrida eleitoral. Os foram foram divulgdos nesta segunda-feira (29) pela pesquisa Ipec, encomendada pela Globo.
O levantamento mostra que o petista e o candidato à reeleição na Presidência possuem os mesmos índices da pesquisa divulgada no dia 15 de agosto, o que indica um cenário estável na disputa.
Ciro Gomes (PDT), com 7%, Simone Tebet (MDB) com 3%, e Felipe d'Avila (Novo), com 1%, completam o top 5 no ranking dos presidenciáveis.
Nomes como Constituinte Eymael (DC), Léo Péricles (UP), Pablo Marçal (PROS), Roberto Jefferson (PTB), Sofia Manzano (PCB) e Soraya Thronicke (União Brasil) não atingiram 1% das intenções de voto.
Confira o desempenho dos presidenciáveis na pesquisa:
- Lula (PT): 44%
- Jair Bolsonaro (PL): 32%
- Ciro Gomes (PDT): 7%
- Simone Tebet (MDB): 3%
- Felipe d’Avila (Novo): 1%
- Vera (PSTU): 0%
- Constituinte Eymael (DC): 0%
- Léo Péricles (UP): 0%
- Pablo Marçal (PROS): 0%
- Roberto Jefferson (PTB): 0%
- Sofia Manzano (PCB): 0%
- Soraya Thronicke (União Brasil): 0%
- Branco/nulo: 7%
- Não sabe/não respondeu: 6%
A pesquisa ouviu 2.000 pessoas entre os dias 26 e 28 de agosto em 128 municípios. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o código BR-01979/2022.
Votos válidos
A Ipec apontou que o petista teria 50% dos votos válidos se a eleição fosse hoje, contra 37% de Jair Bolsonaro (PL), 8% de Ciro Gomes (PDT) e 3% de Simone Tebet (MDB).
O cálculo dos votos válidos reproduz o que a Justiça Eleitoral faz no dia da apuração, ao desconsiderar brancos e nulos (que somam 7% das respostas ao Ipec). Também não entram na conta os eleitores que não responderam (6% da amostragem da pesquisa).
Entre no canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o perfil geral do Portal iG.