“Agradecer pela” ou “agradecer a”: qual é o certo?
Taís Ilhéu
“Agradecer pela” ou “agradecer a”: qual é o certo?

O Natal já está quase aí e, com ele, aquela troca clássica de presentes. Na hora de agradecer, bate a dúvida gramatical: qual é o certo, “ agradecer pela camiseta” ou “ agradecer a camiseta”? Antes de se enrolar nos agradecimentos, bora desvendar essa treta linguística e evitar qualquer gafe — afinal, gratidão é aquele presente que nunca sai de moda e faz toda a diferença quando vem no tom certo!

Publicidade

“Esse verbo possui dupla regência: é transitivo indireto quando se refere a pessoas (o destinatário da gratidão) e transitivo direto quando se refere a coisas (o motivo ou objeto pelo qual se é grato)”, esclarece João Carlos Cole , mestre em linguística e professor de língua portuguesa da Plataforma Amplia. Ou seja, o certo é dizer: “agradeço a você a camiseta”. É errado usar as preposições “por/pelo/pela”.

Ah! E tem mais um detalhe importante: você pode substituir a pessoa para quem você vai agradecer pelo pronome pessoal “lhe”, como neste exemplo: “Quero lhe agradecer a ajuda”.

Como surgiu o verbo “agradecer”?

Segundo o dicionário Houaiss, o verbo “agradecer” tem origem no latim “ gratus “, que significa “agradável”, “grato” ou “reconhecido”. Ele está associado ao ato de expressar gratidão ou reconhecer algo de forma positiva. Essa raiz também aparece em palavras como “gratuito” e “gratidão”.

Usando a regência certa

Fique ligado nesses quatro exemplos de uso correto do verbo agradecer. E não erre mais!

Continua após a publicidade
  • A estudante agradeceu ao professor a explicação.
  • Eu agradeço o convite para a festa.
  • Eles agradeceram a paciência.
  • Quero lhe agradecer o lindo presente.

Gratidão na poesia

Publicidade

O professor João lembra que escritores e poetas têm licença poética para modificar a regência de verbos e nomes, mudando assim a regra dentro do contexto de uso do verbo. Um exemplo é o poema “Gratidão” de Cora Coralina. Veja este trecho abaixo:

“Agradeço a Deus todos os dias
por me ensinar com a simplicidade da vida,
pelos caminhos que trilhei,
pelas lições que aprendi.”

Continua após a publicidade

Veja outras dúvidas de português .

Entre no canal do GUIA no WhatsApp e receba conteúdos de estudo, redação e atualidades no seu celular!

Compartilhe essa matéria via:

Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.

Publicidade
Publicidade

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!