
O primeiro dia da segunda fase do vestibular Unicamp 2025 , realizado neste domingo (1º), trouxe questões atuais, que, como de costume da prova, exploraram temas contemporâneos de relevância social. Entre os destaques estavam a suspensão do X (antigo Twitter) no Brasil, contexto ligado ao embate entre Elon Musk e o ministro Alexandre de Moraes, além do significado da gíria “tankar” e reflexões sobre etarismo – o preconceito baseado na idade.
Na redação, os candidatos puderam escolher entre um comunicado sobre os riscos dos jogos de azar eletrônicos entre crianças e um Projeto de Lei para combater a desigualdade de gênero na política . As temáticas da prova só reforçam a proposta da universidade de integrar debates contemporâneos e selecionar os candidatos com bom pensamento crítico.
[TEXTO EM ATUALIZAÇÃO]
A segunda fase da Unicamp
A segunda fase acontece nos dias 1º e 2 de dezembro, com cinco horas de prova por dia. O exame inclui no total 30 questões dissertativas, todas formuladas para avaliar habilidades analíticas, comparativas e interpretativas. Cada enunciado é apresentado em forma de texto e exige duas respostas por pergunta, além da redação baseada em uma das propostas apresentadas.
Cronograma Unicamp 2025
- Pedido de isenção da taxa: de 13 de maio a 7 de junho
- Resultado do pedido de isenção: 30 de julho
- Inscrição no vestibular: de 1 a 31 de agosto
- Primeira fase: 20 de outubro
- Segunda fase: 1 e 2 de dezembro
- Prova de Habilidades Específicas (Música): setembro
- Prova de Habilidades Específicas (demais cursos): dezembro
- Divulgação do resultado: 24 de janeiro
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.