As inscrições para o processo seletivo do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2024 foram abertas nesta segunda-feira (22). Os interessados devem se inscrever através do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior até as 23h59 (horário de Brasília) do dia 25 de janeiro.
O Sisu é a plataforma do Ministério da Educação (MEC) em que participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) se inscrevem para vagas no ensino superior em instituições públicas. Nesta edição, há três mudanças importantes no sistema:
1) somente uma edição no ano (anteriormente o programa era aberto no início e no meio do ano);
2) mudança na lei de cotas para adesão ao ensino superior;
3) mudança na lista de espera.
O Sisu, historicamente, oferece vagas via Lei de Cotas para autodeclarados pretos, pardos, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência. Em 2024, todos os candidatos que se aplicam às cotas concorrerão, primeiramente, às vagas de ampla concorrência.
A lei de cotas somente passará a valer caso não alcancem as notas de corte nesta modalidade. Os candidatos que se aplicam à regra, então, disputarão o benefício entre si.
Dessa forma, caso uma pessoa autodeclarada preta ou parda, por exemplo, tire uma nota suficiente para ingressar via ampla concorrência, será aprovada na chamada "lista geral", e outro cotista com desempenho mais baixo poderá usar o benefício.
Quando os resultados serão divulgados?
Os resultados da primeira chamada serão divulgados em 30 de janeiro. As matrículas ocorrem entre os dias 1º e 7 de fevereiro. No ato da inscrição, o interessado deve selecionar até duas opções de curso ou universidade para ingressar. Até o dia 25, essas opções podem ser alteradas pelo candidato quantas vezes for necessário. Depois que o prazo se encerra, valerão as opções listadas.
As listas de espera, a partir deste ano, poderão ser utilizadas pelas instituições de ensino durante todo o ano. Assim, o candidato que não for selecionado na chamada regular poderá manifestar interesse em participar da lista de espera, no período de 30 de janeiro a 7 de fevereiro, também pelo Portal Único de Acesso, e ser chamado ao longo do ano, a critério da instituição e disponibilidade de vagas.
A cada madrugada, o Inep divulga as notas de corte parciais, considerando os candidatos inscritos nas respectivas vagas até aquele momento. Essas notas dão uma noção da classificação do candidato no curso pretendido.
O MEC abriu 264.181 vagas em 2024, em 6.827 cursos de graduação de 127 instituições de educação superior. A inscrição no Sisu é gratuita e realizada somente via internet. As vagas oferecidas têm início das aulas previsto para o primeiro ou segundo semestre de 2024.