Após polêmicas no Enem, Sisu abre  inscrições para o 1º semestre de 2021

São, ao todo, 209 mil vagas para universidades espalhadas por todo o Brasil

Foto: Reprodução
Após polêmicas no Enem, Sisu abre suas inscrições para primeiro semestre de 2021

Começam nesta terça (6), e vão até a próxima sexta (9), as inscrições para o Sistema de Seleção Unificada, o Sisu - programa que auxilia aprendizes a entrar nas universidades públicas do Brasil através de um sistema informatizado . O cronograma se inicia após uma série de discussões no entorno do Enem, com a maior taxa de evasão da história e muitas críticas de alunos sobre a pontuação da redação. Ao todo, o Sisu disponibilizará 209 mil vagas .

É o fim de um longo período de preparação e o começo de um novo ciclo na vida de muitos estudantes . A rotina de estudos deste ano precisou ser toda modificada e os candidatos se prepararam de casa, de maneira remota .

Alguns alunos gostaram da mudança, é o caso do Lucas Lobato, aluno do colégio Bernoulli , que explicou como a escola lidou com esse processo . "Com uma semana de pandemia , já estavamos estudando novamente. Aulas ao vivo pela manhã e gravadas, mais sintetizadas, pela tarde".

Foto: Reprodução
Lucas foi de 680 pontos para 823 e tentará aplicar para medicina através do Sisu


A nova realidade não assustou Lucas, que estudava quase 12 horas por dia, de segunda a sábado, para passar em medicina . "Achei bem mais tranquilo . Tirar 800 no ENEM parece algo distante , a gente pensa que é muito difícil . Mas quando você inicia os estudos e foca em um dia de cada vez, no final do ano, você está sabendo todas as matérias. A excelência é um hábito ", explicou Lucas.

Para se inscrever no Sisu , os candidatos precisam manifestar interesse em até duas opções de graduação ou instituição. Na plataforma é possível verificar as notas de corte de cada curso, ou seja, a mínima pontuação necessária para conseguir a aprovação .

objetivo de Lucas era tirar uma nota acima de 800 no ENEM, para conseguir uma vaga na UFMG ou na USP através do Sisu , que abrem vagas semestralmente . Alcançou os 823 pontos. Não foi sua primeira tentativa .

"No meu terceiro ano [do Ensino Médio], tirei 680 . Cheguei no Bernoulli com essa nota . No ano seguinte, tirei 750 . Saí de uma nota que não há muita aprovação , para outra que me permitia cursar direito . Mas estudei um ano e deu tão certo, o que custa continuar e ver onde consigo chegar? E superei minhas expectativas."

Foto: Reprodução
Rommel considera uma boa evolução um acréscimo de 30 a 50 pontos no Enem, mas há aqueles que destoam e aumentam em até 100 pontos seu rendimento


Rommel Domingos, um dos diretores do Bernoulli, classificou o período de preparação para a inscrição no Sisu de 2021 como desafiador . Não somente pelo estudo , mas também pela preparação mental . "Seguimos o ritmo dos plantões , das monitorias e até ampliamos os simulados . Nossa equipe de psicologia atuou ligando para os alunos, ouvindo os sentimentos e angústias. Foi um processo cansativo e desgaste, mas conseguimos deixar os alunos motivados ."

O líder do grupo de ensino também relatou que houve boa aceitação do ensino remoto e que o modelo híbrido de ensino, que mescla atividades presenciais e online , será predominante no pós-pandemia.

"Houve alunos que relataram render mais nos estudos por não precisarem se deslocar , mas outros sentiram principalmente a falta de interação. Carência mesmo, necessidades inerentes do ser humano que só o presencial mesmo pode sanar essa questão."


Terça-feira: o resultado

O resultado da chamada única do Sisu será divulgado na próxima terça-feira (13). Em caso de notas iguais, o critério de desempate será a menor renda familiar entre os candidatos. A matrícula , para aqueles que conseguirem a nota necessária , acontecerá entre os dias 14 e 19 de abril em horários e locais de atendimento definidos pelas instituições de ensino individualmente.

** Eduardo Morgado é jornalista formado pela Universidade Anhembi Morumbi. Já trabalhou em agência de comunicação, mas o que curte mesmo é fazer reportagens. No iG desde fevereiro de 2021, escreve para o Último Segundo e a editoria de saúde. É especialista em produção de conteúdo por formação e em drinks, fruto do trabalho como bartender. Acredita que todo mundo tem uma história com potencial para virar filme.