Após polêmicas no Enem, Sisu abre suas inscrições para primeiro semestre de 2021
Reprodução
Após polêmicas no Enem, Sisu abre suas inscrições para primeiro semestre de 2021

Começam nesta terça (6), e vão até a próxima sexta (9), as inscrições para o Sistema de Seleção Unificada, o Sisu - programa que auxilia aprendizes a entrar nas universidades públicas do Brasil através de um sistema informatizado . O cronograma se inicia após uma série de discussões no entorno do Enem, com a maior taxa de evasão da história e muitas críticas de alunos sobre a pontuação da redação. Ao todo, o Sisu disponibilizará 209 mil vagas .

É o fim de um longo período de preparação e o começo de um novo ciclo na vida de muitos estudantes . A rotina de estudos deste ano precisou ser toda modificada e os candidatos se prepararam de casa, de maneira remota .

Alguns alunos gostaram da mudança, é o caso do Lucas Lobato, aluno do colégio Bernoulli , que explicou como a escola lidou com esse processo . "Com uma semana de pandemia , já estavamos estudando novamente. Aulas ao vivo pela manhã e gravadas, mais sintetizadas, pela tarde".

  Lucas foi de 680 pontos para 823 e tentará aplicar para medicina através do Sisu
Reprodução
Lucas foi de 680 pontos para 823 e tentará aplicar para medicina através do Sisu


A nova realidade não assustou Lucas, que estudava quase 12 horas por dia, de segunda a sábado, para passar em medicina . "Achei bem mais tranquilo . Tirar 800 no ENEM parece algo distante , a gente pensa que é muito difícil . Mas quando você inicia os estudos e foca em um dia de cada vez, no final do ano, você está sabendo todas as matérias. A excelência é um hábito ", explicou Lucas.

Para se inscrever no Sisu , os candidatos precisam manifestar interesse em até duas opções de graduação ou instituição. Na plataforma é possível verificar as notas de corte de cada curso, ou seja, a mínima pontuação necessária para conseguir a aprovação .

Você viu?

objetivo de Lucas era tirar uma nota acima de 800 no ENEM, para conseguir uma vaga na UFMG ou na USP através do Sisu , que abrem vagas semestralmente . Alcançou os 823 pontos. Não foi sua primeira tentativa .

"No meu terceiro ano [do Ensino Médio], tirei 680 . Cheguei no Bernoulli com essa nota . No ano seguinte, tirei 750 . Saí de uma nota que não há muita aprovação , para outra que me permitia cursar direito . Mas estudei um ano e deu tão certo, o que custa continuar e ver onde consigo chegar? E superei minhas expectativas."

 Rommel considera uma boa evolução um acréscimo de 30 a 50 pontos no Enem, mas há aqueles que destoam e aumentam em até 100 pontos seu rendimento
Reprodução
Rommel considera uma boa evolução um acréscimo de 30 a 50 pontos no Enem, mas há aqueles que destoam e aumentam em até 100 pontos seu rendimento


Rommel Domingos, um dos diretores do Bernoulli, classificou o período de preparação para a inscrição no Sisu de 2021 como desafiador . Não somente pelo estudo , mas também pela preparação mental . "Seguimos o ritmo dos plantões , das monitorias e até ampliamos os simulados . Nossa equipe de psicologia atuou ligando para os alunos, ouvindo os sentimentos e angústias. Foi um processo cansativo e desgaste, mas conseguimos deixar os alunos motivados ."

O líder do grupo de ensino também relatou que houve boa aceitação do ensino remoto e que o modelo híbrido de ensino, que mescla atividades presenciais e online , será predominante no pós-pandemia.

"Houve alunos que relataram render mais nos estudos por não precisarem se deslocar , mas outros sentiram principalmente a falta de interação. Carência mesmo, necessidades inerentes do ser humano que só o presencial mesmo pode sanar essa questão."


Terça-feira: o resultado

O resultado da chamada única do Sisu será divulgado na próxima terça-feira (13). Em caso de notas iguais, o critério de desempate será a menor renda familiar entre os candidatos. A matrícula , para aqueles que conseguirem a nota necessária , acontecerá entre os dias 14 e 19 de abril em horários e locais de atendimento definidos pelas instituições de ensino individualmente.

    Veja Também

    Mais Recentes

      Comentários