Só 35,6% das escolas de ensino fundamental fornecem internet para os alunos
Carlos Ivan / Agência O Globo
Só 35,6% das escolas de ensino fundamental fornecem internet para os alunos

Apenas 35,6% das escolas de ensino fundamental no país têm internet para os alunos . Computadores portáteis só estão presentes em 29,9% das unidades e apenas 11% contam com tablets disponíveis para eles. No ensino médio, há internet para os alunos em 66,7% dos colégios, 41,5% têm laptops e 18,8%, tablets. Os dados são do Censo Escolar da Educação Básica 2020 e foram divulgados nesta sexta-feira pelo Instituto de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira ( Inep ).

As informações foram coletadas em março do ano passado, antes da interrupção das aulas por causa da pandemia da Covid-19 . Os números mostram o tamanho do desafio do país em relação ao ensino remoto, que teve de ser adotado no ano passado, e que deverá ser ainda usado, por meio de sistemas híbridos, ao longo de 2021.

Você viu?

Até mesmo a rede privada tem dados insatisfatórios de recursos tecnológicos aplicados à educação. Somente 49,6% das escolas particulares do ensino fundamental dispõem de internet para os alunos. A rede estadual tem índice superior, de 61,3%.

Informações do Inep apontam que a disponibilidade de internet é pior nas escolas do Acre, Amazonas, Maranhão, Roraima, Pará e Amapá, mas não deu detalhes de cada unidade da Federação.

Os dados apontam uma grande variação de escolas com internet (não necessariamente disponível aos alunos): são 47,5% no Nordeste apenas, já no Sul o índice chega a 96,8% e no Centro-Oeste, a 96,6%.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!