O trabalho de conclusão de curso (TCC) é o momento da graduação onde o estudante possui liberdade para desenvolver um conhecimento de forma quase totalmente independente sobre um tema de seu escolha.

Você pode encontrar online sugestões de temas para TCC em direito penal , por exemplo, assim como TCCs sobre direito criminal.

Justiça
Pixabay
Quais diretrizes seguir na hora de escolher um TCC em direito?

O excesso de opções faz com que os futuros profissionais se deparem com muitas dificuldades para escolher o tema perdendo incontáveis horas pensando “será que devo mesmo fazer um TCC de direito penal?”

Se você está nessa situação, ou conhece alguém que está, não deixe de ler esse artigo. A seguir iremos apresentar 3 dicas indispensáveis na hora de escolher o tema de seu TCC em direito.

1. Escolha um tema em um ramo que já tenha afinidade

Para escolher um bom tema, o primeiro passo é optar por um que esteja dentro das suas áreas de afinidade, isso resultará em um melhor resultado.

Se você não curte a área de direito penal, por exemplo, fazer um TCC de Direito Penal pode ser uma verdadeira tortura.

Porém se você gosta de direto do consumidor, um trabalho com um tema nesse ramo pode ser muito mais interessante para você.

Muitos estudantes também optam por desenvolver estudos relacionados com a área profissional que já atuam, o que pode facilitar a coleta de dados e no desenvolvimento do tema.

Porém, se você ainda não tem ideia de qual área do direito gosta mais, pode primeiramente descartar as área que não gosta muito.

Busque também acompanhar revistas, blogs e outros canais que produzem conteúdo interessante. Uma grande ideia para seu TCC em direito pode vir do consumo desses materiais.

2. Peça ajuda de seu orientador

Se você já decidiu, ou tem em mente, uma área do direito que deseja abordar em seu TCC, tente buscar agora por um orientador. O ideal é que esse professor esteja inserido, e tenha experiência, na área escolhida por você.

Isso irá facilitar o percurso e com certeza influenciará muito no resultado final do seu trabalho de conclusão de curso.

Um orientador que tenha experiência atuando ou pesquisando na área escolhida por você será capaz de indicar uma bibliografia pertinente para a sua leitura. É fundamental para a produção de um trabalho relevante a atualização do tema e o embasamento teórico bem estruturado.

Um dica valiosa para encontrar um bom orientador é procurar seu Currículo Lattes e checar o que eles já publicaram, em quais disciplinas já lecionaram e quais instituições de ensino já trabalharam.

Temas atuais são, normalmente, mais valorizados na área acadêmica e produzem melhores resultados.

3. Seja bem específico sobre o que está fazendo

Você não deve iter a ilusão de que o seu orientador entregue respostas prontas, embora desempenhe um papel crucial na apresentação de uma boa bibliografia e no acompanhamento do trabalho.

É fundamental que você mantenha a autonomia, foco e se concentre no conteúdo do seu trabalho. Os ramos do direito possuem vários desdobramentos e durante a redação do seu TCC é importante se manter dentro do problema de pesquisa.

Seja específico quanto aos seus objetivos, pois quanto mais abrangente for seu TCC , mais brechas para discussão e críticas haverá. Sendo assim, o recomendável é encontrar um problema específico e explorá-lo ao máximo.

Dessa forma, as trocas com seu orientador e sua pesquisa sobre o tema juntos são a chave para chegar exatamente no ponto que deseja explorar. Fazendo isso é possível ter um trabalho mais organizado, robusto e claro a respeito do que você se propôs a estudar e entregar.

Esperamos que essas dicas tenham sido úteis! Comece hoje mesmo sua pesquisa. 

    Veja Também

    Mais Recentes

      Mostrar mais

      Comentários