usp
Divulgação
Praça do relógio na Universidade de São Paulo (USP)


Fuvest passa a receber nesta segunda-feira (31) as inscrições dos candidatos interessados em ingressar na USP (Univerisdade de São Paulo) em 2021. Os veestibulados tem até o dia 23 de outubro de 2020 para preencher o fomulário de inscrição disponível no site www.fuvest.br .


O candidato que não solicitou a isenção ou a redução da taxa de inscrição do vestibular deverá desembolsar R$ 182, 00 para realizar a prova. Na inscrição, o candidato deverá preencher um formulário com dados pessoais e criar uma senha de acesso. Também será exigido do vestibulando a inserção de uma foto do seu rosto para reconhecimento facial nos dias das provas.

Candidatos deficientes ou que possuem necessidades especiais para realizar a prova deverão informar a condição durante a inscrição e deverão inserir documentos que comprovem a deficiência ou limitação fisíca para prestar o exame.

Os candidatos devem optar pela modalidade de vaga que irão concorrer, sendo elas: Ampla Concorrência, Escola Pública ou Pretos, Pardos e Indígenas. Os candidatos só irão disputar com outros candidatos que optaram pela mesma modalidade.

Ampla Concorrência:  disputa de vagas para todos os candidatos, sem exigências ou recorte específico;

Escola Pública (EP):  reserva de vagas para alunos que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas. Não é levado em consideração a renda familiar;

Pretos, Pardos e Indígenas:  reserva de vagas para estudantes autodeclarados pretos, pardos e indígenas e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas. A renda familiar não é levada em consideração nesta modalidade.

 O vestibulando deverá escolher o curso, nesta edição estão disponíveis até 4 cursos para serem escolhido s de acordo com a ordem de preferência.

O aluno deverá informar em qual cidade deseja realizar a prova. O sistema requere ao final que o candidato responda um questionário com 27 questões que serão utilizadas para traçar o perfil socioeconômico e cultural dos  vestibulandos. Finalizada esta etapa o sistema irá gerar um boleto para os candidatos, exceto aqueles que conseguiram isenção. 

Provas

A prova da Fuvest é composta por dois exames realizados em duas fases. A primeria fase será realizada no dia 10 de janeiro de 2021, quando será aplicada uma prova com 90 questões múltipla escolha sobre os conteúdos ensinados em todas as disciplinas do ensino médio.

A média dos resultados formam a nota de corte do curso, parte dos candidatos que ficarem igual ou acima da nota de corte serão convocados para a segunda fase do vestibular. Nesta fase, realizada nos dias 21 e 22 de fevereiro de 2021, o aluno deverá responder dez questões de português e uma redação no primeiro dia. Já no segudo dia, as provas são compostas por 12 questões de duas ou três disciplinas a depender do curso escolhido pelo candidato.

Calendário:

Inscrições - de 31 de agosto a 23 de outubro de 2020.

Prova da 1ª fase - 10 de janeiro de 2021. Provas da 2ª fase - 21 e 22 de fevereiro de 2021.

Divulgação da 1ª chamada - 15 de março de 2021.

Obras obrigatórias:

Poemas Escolhidos - Gregório de Matos

Quincas Borba - Machado de Assis Claro

Enigma - Carlos Drummond de Andrade

Angústia - Graciliano Ramos

A Relíquia -Eça de Queirós

Mayombe - Pepetela

Campo Geral - Guimarães Rosa

Romanceiro da Inconfidência - Cecília Meireles

Nove Noites - Bernardo Carvalho.

    Veja Também

    Mais Recentes

      Comentários