Veja previsão na sua região para reabrir escolas
Governo do Estado de São Paulo/Divulgação
Veja previsão na sua região para reabrir escolas

Só cinco Estados brasileiros têm previsão de  volta às aulas presenciais da rede estadual em meio à pandemia de Covi-19. É o que mostra um levantamento do portal G1 com dados das secretarias de educação. Os Estados que já planejam reabrir suas escolas são Pará, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo. 


O Estado do Amazonas foi o único até agora que já voltou às aulas, no dia 10 de agosto. Nos outros 20 Estados e no Distrito Federal, não há nenhuma data planejada para a reabertura de escolas estaduais. A situação é parecida nas redes municipais das capitais e na rede particular.

Até nos locais em que as escolas reabriram ou vão reabrir, o processo pode ser interrompido  dependendo da evolução da pandemia do novo coronavírus (Sars-Cov-2).

No começo do mês de julho, o Ministério da Educação (MEC) divulgou um documento com regras para a volta às aulas presenciais, mas não estipulou data para reabertura das escolas.

As regras publicadas pelo MEC incluem: 

Uso de máscara obrigatório;
Medição de temperatura no acesso às áreas comuns;
Disponibilização de álcool em gel;
Volta ao trabalho de forma escalonada;
Ventilação do ambiente;
Possibilidade de trabalho remoto aos servidores e colaboradores do grupo de risco;
Reuniões e eventos à distância;
Distanciamento de pelo menos 1,5 m;
Orientação para manter cabelo preso e evitar usar acessórios pessoais, como brincos, anéis e relógios;
Não compartilhamento de objetos – incluindo livros e afins;
Elaboração quinzenal de relatórios para monitorar e avaliar o retorno das atividades.


Você viu?

Leia as previsões de retomada nas redes estaduais, municipais das capitais e nos colégios particulares:

Rede estadual
Amazonas: único estado a ter retomado as aulas, em 10 de agosto; professores pediram ao governo a suspensão das aulas por causa do aumento de casos de Covid-19 na categoria;

Rio Grande do Sul: primeira quinzena de setembro, sem data definida, a começar pela educação infantil;

Pará: 1º de setembro (vai alcançar os ensinos infantil, fundamental, médio e superior. Vale para municípios que forem classificados com as bandeiras amarela, verde e azul);

Rio de Janeiro: 5 de outubro (no início, deve ser priorizado o retorno às aulas no 9°ano do ensino fundamental e no 3°ano do ensino médio para que os estudantes possam se formar);

São Paulo: 7 de outubro (Na primeira fase, somente 35% dos alunos de cada classe poderão frequentar as escolas a cada dia. Ou seja, em um dia vai um grupo, em outro dia, vai outro);

Santa Catarina: a partir de 13 de outubro (previsão é que comece com alunos de ensino técnico e ensino médio);

Estados ainda sem previsão de volta às aulas: Acre, Alagoas, Amapá, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima, Sergipe e Tocantins.

Redes municipais das capitais
Na rede municipal, apenas três das capitais sinalizaram a volta às aulas, também sujeitas a mudanças devido ao coronavírus: 

Belém (PA): setembro, ainda sem data definida. Sistema será híbrido, com uma parte de alunos presencialmente e outra parte com atividades educacionais não presenciais;

Florianópolis (SC): assim como a rede estadual, a previsão é que a retomada se dê a partir de 13 de outubro, com retomada gradual;

São Luís (MA): expectativa de retomada em setembro, sem data ainda definida. Quando houver a volta, as atividades presenciais serão realizadas três dias por semana, enquanto os demais alunos estarão em aulas remotas, transmitidas por meio de teleaulas.

Demais capitais: sem previsão ou sinalização de data por causa da pandemia.

No levantamento do G1 feito em julho com as secretarias municipais de Educação das capitais, Cuiabá (MT), Curitiba (PR), Macapá (AP) queriam voltar em agosto às aulas presenciais; São Paulo (SP), Palmas (TO) e Salvador (BA) planejavam a volta em setembro. Nas seis, houve adiamento. Só São Luís e Belém mantiveram os planos de que a retomada se dê em setembro.

Rede particular
As aulas voltaram no dia 6 de julho em Manaus, a primeira capital do país a retomar as atividades presenciais, e em 3 de agosto em cerca de 50 escolas privadas do estado do Maranhão.

No Maranhão, ao menos três escolas suspenderam por alguns dias as atividades após professores terem testado positivo para o novo coronavírus. O mesmo ocorreu em colégios da Polícia Militar em Manaus.

Em cinco estados, mais o Distrito Federal, há sinalização de retomada:

Ceará: 1 de setembro, inicialmente com creche e pré-escola em Fortaleza; a presença às aulas é opcional;

Rio Grande do Sul: primeira quinzena de setembro, sem data definida e deforma gradual;

Rio de Janeiro: 14 de setembro, com um terço da capacidade de alunos em aulas presenciais;

Santa Catarina: a previsão é que a retomada se dê a partir de 13 de outubro, com retomada gradual;

Mato Grosso do Sul: 10 de setembro, também de maneira escalonada;

Distrito Federal: aulas voltariam em julho na rede particular, mas estão suspensas pela Justiça. Em 25 de agosto, ficou definido que a retomada ocorrerá a partir de 21 de setembro; o governo distrital sinalizou que homologará o que for decidido.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!