O que é o Enem Digital? Tire suas dúvidas

Exame Nacional do Ensino Médio será aplicado em versão digital pela primeira vez, como projeto piloto

Enem Digital vai acontecer pela primeira vez em 2020
Foto: Toffetti / A7 Press / Agência O Globo
Enem Digital vai acontecer pela primeira vez em 2020

Este ano pela primeira vez acontecerá o Enem Digital. A novidade vai atingir apenas alguns estudantes, uma vez que a prova on-line será aplicada em versão piloto, mas se der certo, o modelo deve ser reproduzido e o objetivo do Ministério da Educação é que o exame seja totalmente digital até 2026.

Leia também: Inep divulga resultados de pedidos de isenção de taxa no Enem

Por enquanto, o Enem Digital será aplicado para 100 mil estudantes. As provas acontecerão em alguns municípios selecionados distribuídos nos 26 estados e no Distrito Federal. A lista de cidades pode ser consultado no  site do Inep (Instituto de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Jobim). 

Este ano, poderão participar apenas concluintes do ensino médio em 2020 ou candidatos que já concluíram o ensino médio. Ou seja, os treineiros ainda não poderão participar da modalidade digital da prova.

Como participar do Enem Digital?

Aqueles que se enquadrarem nos critérios, devem fazer a opção pelo Enem Digital no ato da inscrição . É preciso prestar atenção, porque uma vez feita a opção não poderá ser alterada. Além disso, mesmo com datas de aplicação diferentes, não será possível se inscrever nas duas modalidades, impressa e digital, da prova.

Para evitar que mais candidatos escolham a opção Enem Digital do que o total de vagas disponíveis naquele município, haverá um critério de ordem de inscrição. Quando o máximo for atingido, as inscrições na modalidade digital serão encerradas. Aqueles que não forem contemplados com o Enem digital poderão realizar o exame impresso normalmente.

Você viu?

Mesmo que alguns participantes inscritos na versão digital não tenham a inscrição confirmada, as vagas remanescentes não serão reabertas. Ou seja, se apenas 90 mil pessoas forem confirmadas, por exemplo, serão aplicadas 90 mil provas.

Também cabe ressaltar que o Enem Digital ainda não contará com recursos de acessibilidade, então aqueles que tiverem essa necessidade devem optar pelo  Enem Impresso .

Leia também:  Entidades educacionais são a favor do adiamento do Enem 2020

Como vai acontecer o Enem Digital?

A modalidade digital também seguirá o modelo tradicional de aplicação, em escolas. Os candidatos também terão o mesmo tempo para concluir o exame. A única diferença será que ao invés de receber um caderno de perguntas e um gabarito, o candidato terá acesso às questões em um computador, onde também deverá respondê-las.

Por outro lado, as questões das duas versões serão diferentes, mas devem ter o mesmo nível de dificuldade. O tema da redação também será diferente e os candidatos do Enem Digital também terão que fazê-la a mão.

O Enem Digital não vai acontecer no mesmo dia do exame impresso. No entanto, as datas são o centro de uma  disputa judicial entre o governo federal e entidades que criticam a manutenção do calendário por causa da pandemia do novo coronavírus (Sars-Cov-2).