Alunos terão incentivo para pesquisar setor de saneamento
Sabesp/Divulgação
Alunos terão incentivo para pesquisar setor de saneamento

Pesquisadores de instituições públicas ou privadas de ensino de São Paulo que desejam colaborar com projetos de pesquisas para o setor de saneamento já podem se inscrever para a terceira chamada do acordo firmado entre a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) .

São doze grandes temas na área de saneamento, entre eles: tratamento, destinação e utilização de lodo nas estações de tratamento de água e esgoto, redução de perdas em sistemas de abastecimento de água, economia circular no tratamento de esgoto e eficiência energética.

Leia mais: Prazo para pré-selecionados no Fies complementarem dados termina nesta segunda

As instituições de pesquisa do Estado podem ainda se associar a universidades de outros unidades da Federação ou até mesmo de outro país. O período inscrição permanecerá aberto até 8 de junho de 2020.

Você viu?

Para a viabilização das pesquisas, a Sabesp e a Fapesp oferecerão, cada uma, R$ 9 milhões. Após o período de inscrição, os projetos serão analisados nos seguintes quesitos: técnico, científico e relevância.

Veja também: Após 13 dias, policiais militares do Ceará aceitam proposta e encerram motim

Essa é a terceira chamada do projeto; na primeira ação realizada pelo convênio, nove projetos foram concluídos, com três pedidos de patentes e um registro de software. Em relação à segunda chamada, dez projetos estão em andamento e, destes, quatro pedidos de patentes já foram registrados, além de um registro de software.

O objetivo do programa é subsidiar as pesquisas para que os resultados se revertam em melhorias nos serviços prestados para a população.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!