Ministro participa de reunião na Comissão de Educação
Geraldo Magela/Agência Senado
Ministro participa de reunião na Comissão de Educação


Convidado pela Comissão de Educação do Senado para explicar os erros do Enem 2019, o ministro Abraham Weintraub , titular do Ministério da Educação (MEC), repetiu sua visão de que os estudantes levaram apenas "um susto" por conta da falha na correção e reafirmou que "absolutamente todas as provas foram rechecadas".

"Antes de abrir o Sisu, isso já estava corrigido. Estatisticamente, o impacto na nota de corte não é significativo, é zero", disse o ministro da educação .

Leia também:  MEC lança plano de transformação digital que divulga dados abertos de programas

"Não dá para afirmar que sim, nem que não, mas eu diria que esse tipo de coisa pode ter acontecido no passado" complementou Weintraub.

Ele dividiu em três grupos as pessoas que procuraram o MEC para se queixar de problemas no exame: "militante, que se fazia passar por um aluno, entrava colocando terror na rede, e a gente descartava"; "pessoas que não estavam entendendo o processo, e nós orientamos as pessoas a fazer os procedimentos corretos"; e o grupo de "alunos que foram mal, mas disseram que a culpa era do Weintraub. Os pais nos procuraram, nós checamos as provas e vimos que havia tirado a nota mesmo".

Você viu?

Leia também:   Aprovar Fundeb é "resposta importante em momento delicado na Educação", diz Maia

Já aconteceu no passado de 275 mil pessoas terem de refazer as provas

Quanto às falhas no Sistema Unificado de Seleção (Sisu):

"O investimento para manter o Sisu em placas no MEC seria de R$ 15 milhões. Nós decidimos investir R$ 2 milhões e migrar para a nuvem, da Microsoft. Nós sabíamos que viria uma quantidade muito grande (de acessos), fizemos alguns testes prévios.", disse Weintraub.

"Das quatro milhões de pessoas que fizeram o Enem, quantas querem acessar o Sisu no primeiro dia, na primeira hora? Todas. Então, num primeiro momento, o sistema vai sendo sobrecarregado, existe uma lentidão. Para fazer os ajustes na nuvem da Microsoft, o sistema precisou sair do ar, experimentamos três períodos de interrupção no primeiro dia. No segundo dia, houve uma interrupção pela manhã e, a partir da tarde, o sistema operou normalmente", afirmou..

    Leia tudo sobre: Enem

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!