Candidatos se depararam com notas muitos baixas no Enem
Toffetti / A7 Press / Agência O Globo
Candidatos se depararam com notas muitos baixas no Enem

A União Nacional dos Estudantes ( UNE ), a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas ( Ubes ) e a Associação Nacional dos Pós-Graduandos ( ANPG ) protocolaram nesta terça-feira um pedido para que o Ministério Público Federal ( MPF ) faça uma auditoria nas notas do Enem "para apurarse as notas atribuídas aos alunos que prestaram a provado Enem estão condizentes com o desempenho delesna prova".

Leia mais: MEC reconhece falha e afirma que site do Sisu foi normalizado

O ofício também pede para que as condutas do Ministro da Educação, Abrahan Weintraub, e do Presidente do Inep, Alexandre Lopes, sejam investigadas, "inclusive noque se refere a improbidades administrativas".

"Estamos acompanhando com atenção a confusão e a balbúrdia que o MEC causou nas provas do Enem", afirmou Iago Montovão, presidente da UNE, em vídeo publicado nas redes sociais: "Além disso, também entramos com um pedido de ação civil pública por danos morais a todos os estudantes que foram constrangidos e prejudicados por todos esses erros".

Segundo o ofício apresentado, cabe ao Ministério Público "investigar todas as irregularidadesna correção do exame, apurando todos os prejuízos psicológicos e morais causados atodos os estudantes que se viram diante de uma correção completamente equivocada".

Leia também: ‘Governo Bolsonaro não acredita em liberdade de imprensa’, diz Glenn

Ainda segundo o texto, o MEC e o Inep erraramna comunicação e transparência do problema. "Ora, é o maior processo de seleção dopaís, é o exame que leciona quem vai ocupar as vagas das universidades maisimportantes do Brasil. É preciso que haja mais transparência e, definitivamente, nãohouve!"

5.974 prejudicados

Na última segunda-feira, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira ( Inep ) informou que as falhas na correção do Exame Nacional do Ensino Médio ( Enem ) atingiram participantes em cerca de 200 cidades, mas 96,7% das ocorrências se concentraram nas cidades de Alagoinhas (BA), Viçosa (MG), Ituiutaba (MG) e Iturama (MG).

Apenas os estados de Roraima e Amapá não tiveram o erro registrado. No total, foram 5.974 candidatos prejudicados por uma falha no processo de impressão das provas e dos cartões-resposta, segundo o governo.

O Inep recebeu 172 mil e-mails relatando erros, e todas as 3,9 milhões de provas da última edição do Enem foram conferidas pelo instituto. O órgão vai abrir um processo administrativo contra a gráfica Valid, responsável por realizar o Enem . O Inep atribui à gráfica os erros na impressão das provas e dos cartões-resposta.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!