Estudantes entrando em local de prova do Enem
Igor do Vale/Agência O Globo
Estudantes entrando em local de prova do Enem

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela aplicação da prova do Enem, acaba de divulgar o tema da redação do exame deste ano. Os candidatos precisam elaborar uma dissertação de até 30 linhas sobre a " democratização do acesso ao cinema no Brasil ". Para conseguir uma boa nota, o aluno precisa ainda elaborar uma proposta de intervenção sobre o assunto.


Leia também: Teoria sobre tema da redação do Enem ganha força na web, mas não convence todos

Segundo o professor do Laboratório de Redação, Adriano Chan, "entre os desafios que o candidato poderia trazer, estão o número restrito de salas de exibição em municípios menos populosos e o preço médio dos ingressos, que ainda é inacessível a classes menos favorecidas".

O professor explica que os estudantes poderiam desenvolver seus argumentos abordando a questão da indústria cultural, conceito dos filósofos Adorno e Horkheimer. De acordo com esta teoria, até as obras de arte passam a ser feitas em série favoredendo o consumo desenfreado e excluindo os menos favorecidos.

Leia também: Estudantes se programam para chegar no horário no primeiro dia do Enem

"Era importante que quaisquer informações que fossem usadas na argumentação (como filósofos, alusão a séries, a filmes ou dados estatísticos) estivessem articuladas com a falta de acesso ao cinema", relembra Chan. "É esperado que apareçam referências ao filme Cinema Paradiso, por exemplo", completa.

Estudante faz última revisão antes da prova do Enem 2019
Paulo Guereta/Agência O Globo
Estudante faz última revisão antes da prova do Enem 2019



Relação com Lei Rouanet e Ancine

Leia também: Estudante 'prevê' tema de redação do Enem e viraliza

Para Adriano Chan, o tema não é uma grande surpresa e dialoga com a questão de subsídios que o governo dá para a cultura e a maneira como eles são utilizados.  Assim que o tema foi divulgado ele começou a ser relacionado com as recentes polêmicas envolvendo a Agência Nacional do Cinema (Ancine). No Twitter, logo após a divulgação, o assunto era uma dos mais comentados no País.

"Não tem problema nenhum relacionar com as polêmicas envolvendo a Ancine , desde que o aluno não se perca na questão da democratização do cinema", opina o professor. "Se o aluno começar a falar da produção de cinema dá problema", completa. Ele também destacou que quem optar por relacionar com legislações precisa prestar atenção para não confundir, por exemplo, a Lei Rouanet com a Lei de Incentivo ao Audiovisual.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!