Tamanho do texto

Os interessados têm até 31 de outubro para fazer a inscrições; estudantes que não concluíram os estudos também podem se inscrever

Alunos em sala de aula arrow-options
Governo do Estado de São Paulo/Divulgação
Inscrições de menores de 18 anos deve ser feita por um responsável

As inscrições para as escolas da rede estadual de São Paulo para ingresso no ano letivo de 2020 começam nesta terça-feira (30). O prazo para a inscrição vai até 31 de outubro e, neste período, devem se inscrever os estudantes de outras redes, de outros estados ou países que não se encontram matriculados nas escolas estaduais ou municipais do Estado de São Paulo.

No caso de menores de 18 anos, a inscrição deve ser feita pelo responsável. Para efetuar a inscrição, é necessário procurar a escola pública, tanto municipal quanto estadual, ou comparecer em alguma unidade do Poupatempo. Os documentos exigidos são RG ou certidão de nascimento e comprovante de endereço.

Retomada dos estudos

Durante o mesmo período também são esperadas novas matrículas de pessoas que não concluíram seus estudos na época correta e pretendem voltar a estudar.

Para isso, a Secretaria da Educação iniciou a campanha de busca ativa com uma ampla divulgação e possibilidade de esclarecer dúvidas nos canais de comunicação da Secretaria.

A Educação de Jovens e Adultos (EJA) da rede estadual de SP recebe alunos a partir de 15 anos para o Ensino Fundamental Anos Finais e 18 anos, no caso de Ensino Médio. Atualmente é ofertado em duas modalidades, a EJA de presença obrigatória, com atualmente mais de 190 mil alunos matriculados, e o CEEJA (Centro Estadual de Educação de Jovens e Adultos) com presença flexível com mais de 80 mil alunos.

Poupatempo

Neste ano, pela primeira vez as inscrições para matricula também poderão ser feitas pessoalmente nas 72 unidades fixas do Poupatempo, mediante agendamento prévio. Para solicitar o serviço basta acessar um dos seguintes canais de atendimento: o portal (www.poupatempo.sp.gov.br), o aplicativo SP Serviços ou por meio dos totens de autoatendimento, distribuídos nos shoppings, supermercados, estações de Metrô e CPTM.

Na data e horário marcados, os interessados precisam levar ao Poupatempo, o RG ou a certidão de nascimento, além do comprovante de endereço do estudante. Para os menores de 18 anos é necessário estar acompanhado pelo representante legal, devidamente identificado.

Concluída a inscrição nos postos, o cidadão receberá um comprovante de inscrição para acompanhamento do resultado de sua matricula.

Resultado

A partir do dia 28 de novembro, a Secretaria da Educação vai disponibilizar o resultado da matrícula  aqui ou em qualquer escola pública. Mais informações podem ser obtidas no site www.educacao.sp.gov.br ; telefone 08007700012 ou  http://matricula2020.educacao.sp.gov.br