O governador de São Paulo João Doria autorizou que a Secretaria de Educação devolvesse as apostilas recolhidas das escolas estaduais que continham conteúdo sobre identidade de gênero. O governo atende a uma determinação da juíza Paula Fernanda de Souza Vasconcelos Navarro que justificava que a retirada uprimiria conteúdo de apoio de todo o bimestre de diversas áreas".
Leia também: Justiça ordena que governo de SP devolva apostilas recolhidas por Doria
Mesmo ciente que a decisão judicial ainda permitia um recurso, Doria afirmou que é contra a censura e, por isso, vai devolver as apostilas sem qualquer prejuízo à educação dos alunos da rede pública de São Paulo.
O governador também fez questão de ressaltar que o caso em São Paulo não pode ser comparado ao ocorrido no Rio de Janeiro, onde o prefeito Marcelo Crivella (Republicanos) determinou a retirada de livros da bienal por conta de um beijo gay.
Há duas semanas, a Secretaria de Educação retirou de circulação apostilas de exercícios do 8º ano do ensino fundamental alegando que traziam "conteúdo impróprio" para jovens de 13 e 14 anos.