O ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, publicou nesta quinta-feira (8) uma portaria que autoriza a atuação da Força Nacional nos protestos pela educação marcados para a próxima terça-feira (13). A medida atende a um pedido do Ministério da Educação e autoriza ação da Força Nacional na Esplanada dos Ministérios. Entretanto, a atuação dos militares pode ser estendida aos campus das universidades federais.
Leia também: Weintraub vê "indícios de sabotagem" no MEC e pede investigação da PF
Os protestos marcados para 13 de agosto serão a terceira mobilização estudantil organizada em 2019. Em maio, as entidades estudantis organizaram duas manifestações que levaram milhares de estudantes, professores e apoiadores às ruas. Em São Paulo, os manifestantes se concentraram na Avenida Paulista e marcharam em direção à Assembleia Legislativa (Alesp).
Os estudantes protestam contra o corte de 30% de recursos destinados às universidades e institutos federais. Além disso, o ministro da Educação, Abraham Weintraub , anunciou no mês passado o congelamento de quase R$ 350 milhões destinados à compra de livros para diversas fases da educação básica.
Em abril, Moro tomou decisão semelhante ao autorizar que a Força Nacional atuasse na Esplanada dos Ministérios dias antes de marcha indígena e de protestos de movimentos sociais. Na época, o ministro atendeu ao pedido do GSI (Gabinete de Segurança Institucional).