Alunos da rede pública de Taubaté se destacaram em competição de robótica
Divulgação/Secretaria da Educação do Estado
Alunos da rede pública de Taubaté se destacaram em competição de robótica

A equipe Taubatexas #7459, formada por alunos de escolas da rede pública da cidade de Taubaté, em São Paulo, ficou na 28ª colocação entre 67 competidores, na maior competição de robótica do mundo, o FIRST Championship, que aconteceu em Houston, nos Estados Unidos, no último final de semana.

Formado por 18 alunos de três escolas estaduais da região, a Amador Bueno da Veiga, Jacques Feliz e Newton Câmara Leal Barros, o grupo foi orientado por três engenheiros. Nas eletivas regionais, em março, os estudantes já haviam garantido o 1º lugar.

Rodrigo Furtado, um dos orientadores do projeto, explicou ao site da Secretaria de Educação de São Paulo que a experiência e a participação na competição já é um fator motivacional para dar continuidade ao trabalho com os jovens.

“A experiência de disputar uma competição internacional é única para os alunos. Eles têm a oportunidade de conhecer gente nova, ter contato com outro idioma."

Uma das escolas que cederam estudantes, a Amador Bueno de Beiga, faz parte do Programa de Ensino Integral (PEI) e é onde acontecem as reuniões com os pais, conforme lembra Juraci Santana, diretora da unidade. “Os pais e a comunidade ficaram animados com os projetos e estão apoiando os alunos”, afirmou.

Conhecida como " Copa do Mundo da Robótica " por conta do formato de disputa, a FIRST Championship aconteceu este ano no Minute Maid Park, em Houston, no Texas. A organização tem parcerias com a empresa Lego e conferências de robótica com alunos do mundo todo para estimular o desenvolvimento de projetos de robótica e tecnologia.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!