Os estudantes que desejam ingressar num curso superior estão passando por um momento de muitas decisões. Quando se deparam com a opção de educação a distância costumam se fazer as perguntas “EAD funciona?” e “possui validade legal?” A resposta é sim para ambas! EAD é reconhecida pelo Ministério da Educação e funciona muito bem, é só escolher a instituição certa.

Leia também: Por que localização é ponto importante para decidir qual faculdade fazer?

Na Universidade Nove de Julho – a UNINOVE - os conteúdos dos cursos presenciais e dos cursos a distância são exatamente iguais, inclusive elaborados pelos mesmos excelentes professores. Os dois são redesenhados para se adaptarem à tecnologia, fornecendo um conteúdo rico e interativo. Além disso, possuem o mesmíssimo valor para o MEC, não havendo, inclusive, qualquer distinção no diploma. Mas, então, o que difere a educação a distância da presencial? Apenas a metodologia de ensino.

Com a educação a distância é possível se formar em um curso de qualidade e reconhecido pelo MEC estudando de casa
shutterstock
Com a educação a distância é possível se formar em um curso de qualidade e reconhecido pelo MEC estudando de casa


Na opção EAD o aluno aprende por meio de um computador, num ambiente virtual de aprendizagem, chamado na UNINOVE de AVA. Nessa plataforma de acesso restrito, todo o conteúdo de cada disciplina é disponibilizado. São videoaulas, animações, infográficos, áudios, atividades interativas e também atividades de avaliação contínuas. Além disso, o aluno se comunica com o tutor da disciplina, por meio de chats, e com seus colegas de turma, por meio de fóruns e de trabalhos em grupo.

+ Clique aqui e faça a sua inscrição no curso EAD

A plataforma é constantemente atualizada com o objetivo de aprimorar os conteúdos e o ensino. Os professores também alimentam as aulas virtuais com frequência, de forma que os fóruns ou dúvidas sejam respondidos regularmente. É bom lembrar que os conteúdos das aulas ficam disponíveis para o aluno, que poderá acessá-lo quando e quantas vezes desejar.

Assim, aparecem as primeiras vantagens da Educação a Distância: a flexibilidade de horário e facilidade de acesso. Com esses recursos tecnológicos, você tem aulas virtuais onde estiver e quando quiser, sem precisar se preocupar com deslocamento ou enfrentar trânsito. O único momento em que a presença do aluno é exigida é na Avaliação Presencial, onde será aplicado o exame em data e polo UNINOVE determinados.

Com tudo garantido, o aluno só precisa se dedicar aos estudos. Organização e algumas dicas podem ajudar nessa parte.

Dicas para aproveitar bem a educação a distância da UNINOVE

  1. Embora o horário seja livre, estabeleça a sua própria rotina de estudos para que o conteúdo não se acumule. O ideal é reservar algumas horas de acesso semanais à plataforma, como se estivesse em aula presencial;
  2. Tente participar de todos os encontros com os tutores via chat. Tire as dúvidas e aproveite para expor suas opiniões acerca de assuntos tratados no curso;
  3. Cumpra o calendário das atividades contínuas, como fóruns de discussão e atividades aplicadas pelos turores;
  4. Faça as atividades em grupo – lembrando que são realizadas por meio da plataforma AVA, não sendo necessário o encontro presencial. É uma boa maneira de conhecer novas pessoas da sua área e trocar ideias.
  5.  Tenha um local em sua casa para se concentrar nos estudos. Assim você estuda com mais qualidade e depois pode retornar as atividades de rotina com tarefa cumprida.
  6. O acesso pode ser feito via smartphones, notebook e desktop, basta ter um bom acesso a internet.
  7. Você também pode aproveitar os recursos físicos da UNINOVE. Como aluno, você pode utilizar toda a infraestrutura dos cinco megacampi da UNINOVE na capital paulista, além de quatro polos no estado de São Paulo como os laboratórios de informática e as bibliotecas, presenciais e digital. Aproveite também para assistir as palestras online ou presencialmente nos auditórios.
  8. Faça todas as atividades – são um treino e bom complemento para a avaliação presencial. A partir de seu desempenho nas atividades, tire suas dúvidas nos chats com os professores.
  9. Do norte ao sul do país, a UNINOVE possui mais de 120 polos para matrícula.

Vale lembrar que existe ainda um canal de suporte técnico para esclarecer dúvidas sobre o ambiente virtual e seu funcionamento, por meio de chat, contato telefônico e e-mail. E você sempre pode usufruir da infraestrutura física da UNINOVE. Os polos de educação a distância se mantêm disponíveis da mesma maneira que uma unidade da instituição. Ou seja, é possível utilizar sempre que necessário. Com todas as dúvidas esclarecidas, faça sua inscrição no processo seletivo clicando aqui .

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!