Distrito Federal também permitiu que as escolas flexibilizassem o calendário escolar; entenda como será em cada estado
Divulgação/Prefeitura de Joinville
Distrito Federal também permitiu que as escolas flexibilizassem o calendário escolar; entenda como será em cada estado

Que a Copa do Mundo deste ano começou nesta quinta-feira (14) e que o placar da partida inicial, entre a Rússia e a Arábia Saudita, foi de 5 a 0, muitos sabem. Porém, o que muitos jovens não têm certeza é a respeito das mudanças que o mundial causará no calendário escolar. Afinal, amanhã tem aula?

Leia também: Veja onde será ponto facultativo em dias de jogos do Brasil na Copa do Mundo

O campeonato de futebol impôs um novo ritmo às escolas brasileiras e o calendário das aulas vai variar de acordo com a rede de ensino e com a unidade escolar. Por exemplo, algumas escolas optaram por antecipar as férias do meio do ano, para englobar todo o período da Copa; outras preferiram liberar os alunos nos horários dos jogos do Brasil.

Em todos os casos, porém, as unidades de ensino devem cumprir o mínimo de 200 dias letivos e 800 horas no ano, estabelecido na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (9.394/1996). Ou seja, as aulas que não forem dadas agora, serão dadas em algum momento. 

Segundo a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), muitas das redes municipais, que concentram a maior parte do ensino infantil e fundamental, optaram por suspender as aulas no período em que haverá jogos do Brasil.

“Quando tem jogo no horário da manhã, facultam esse horário. O município tem autonomia para fazer os ajustes”, diz o presidente da Undime, Alessio Costa Lima. Porém, como notificado anteriormente, as escolas terão que repor essas aulas.

De acordo com o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), os estados também têm autonomia para decidir sobre as aulas das escolas estaduais.

Leia também: Servidores terão meio expediente em dias de jogos do Brasil na Copa do Mundo

No Mato Grosso, por exemplo, não houve uma decisão para toda a rede. O estado determinou que cada escola poderá decidir se suspende as aulas, se realiza atividades pedagógicas nos dias dos jogos ou ainda se segue o cronograma inicial do calendário escolar e realiza as aulas normalmente.

No Distrito Federal, também ficou estabelecido que as escolas podem flexibilizar as aulas. Em São Paulo, no entanto, a suspensão das aulas nas escolas da rede foi determinada apenas nos períodos em que o Brasil estiver em campo.

Quando tem jogo do Brasil, afinal? 

A primeira disputa do Brasil no torneio ocorre no próximo domingo (17), contra a Suíça. Além disso, ainda na primeira fase da Copa, a Seleção Brasileira jogará contra a Costa Rica, no dia 22, uma sexta-feira, e contra a Sérvia, no dia 27, uma quarta-feira.

Com exceção às questões que impactam a rotina de todos os brasileiros, como o funcionamento de órgãos públicos e alterações no transporte ou em qualquer prestação de serviço à população devido ao calendário do torneio, o  iG Esporte  faz a cobertura completa de todas as notícias relacionadas à Copa do Mundo .

* Com informações da Agência Brasil.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!