Os estudantes que quiserem concorrer a uma matrícula no ensino superior em instituições públicas de ensino de todo o País já podem, a partir desta segunda-feira (11), consultar as vagas disponíveis no Sistema de Seleção Unificada (Sisu 2018). É possível fazer consultas por curso, por instituição de ensino e ainda por município.
Leia também: Fies voltará a atender cursos com mensalidade de até R$ 7 mil
As inscrições para o segundo semestre do Sisu 2018 começam nesta terça-feira (12) e vão até a próxima sexta-feira (15). Neste processo, estão sendo oferecidas 57.271 vagas para alunos que queiram cursos alguma das 68 instituições públicas de ensino superior conveniadas, segundo o Ministério da Educação.
Para concorrer às vagas, o estudante precisa ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio ( Enem ) em 2017 e ter conseguido uma nota acima de zero na redação. Todo o processo de inscrição do sistema é feito apenas pela internet, na própria página do Sisu.
Leia também: Pare de mentir, João! Olimpíada de Matemática gera memes 'nota dez' na web
No sistema, o candidato deve escolher, por ordem de preferência, até duas opções de cursos entre as vagas ofertadas. Essas vagas, durante todo o período de inscrição , poderão assumir uma ou outra posição nas preferências do candidato. Porém, a última modificação confirmada é a que será considerada válida.
Vagas e agenda do Sisu 2018
Tais vagas serão oferecidas no total em: oito instituições públicas estaduais, uma faculdade pública municipal e 59 instituições públicas federais, com dois centros de educação tecnológica, 27 institutos federais de educação, ciência e tecnologia e 30 universidades.
Além disso, o resultado da chamada regular do Sisu 2018 está previsto para ser divulgado para todos os candidatos no dia 18 de junho. A partir de então, o período de matrícula para o preenchimento dessas vagas vai de 22 até 28 de junho e, por fim, o prazo para o candidato participar da lista de espera das vagas se compreenderá entre os dias 22 a 27 de junho.
Leia também: Escolas e universidades de todo o País suspendem aulas devido à greve dos caminhoneiros
* Com informações da Agência Brasil.