Aprovados na 1ª chamada do Sisu 2018 devem procurar as instituições de ensino para se matricular e garantir vaga
Reprodução/Sisu
Aprovados na 1ª chamada do Sisu 2018 devem procurar as instituições de ensino para se matricular e garantir vaga

Passado o sentimento de surpresa por ter conquistado uma vaga no ensino superior pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu 2018), os candidatos aprovados devem procurar, a partir desta terça-feira (30), as instituições escolhidas para a efetivação da matrícula. Afinal, ninguém quer perder a vaga alcançada, não é?

O período de matrícula vai até o dia 7 de fevereiro. Para quem não conferiu, a  divulgação da lista de aprovados na primeira chamada do  Sisu 2018 foi feita na página do programa pela internet, nessa segunda-feira (29). Ao todo, são oferecidas 239.716 vagas distribuídas em 130 instituições em todo o País.

O Sisu é o sistema informatizado do Ministério da Educação (MEC), utilizado por instituições públicas de educação superior na oferta de vagas a estudantes, com base nas notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

As instituições de ensino que têm convênio com o sistema de seleção são universidades federais, institutos federais de educação, ciência e tecnologia e instituições estaduais.

Leia também: Após quitação de salários, Uerj retoma aulas do primeiro semestre do ano passado

Puderam se inscrever no  Sisu os estudantes que fizeram as provas do Enem no ano passado e obtiveram nota acima de zero na redação. No processo, foi necessário informar o número de inscrição do Enem 2017 e a senha mais atual cadastrada no site.

Não passou na primeira chamada? ProUni ou lista de espera do Sisu são opções

Ainda na tarde dessa segunda, o MEC abriu a consulta para as vagas do Programa Universidade para Todos ( ProUni ). Neste ano, serão oferecidas 242.987 bolsas de estudo integrais e parciais (50%) em 2.976 instituições privadas de educação superior. As inscrições começam em 6 de fevereiro. Para os candidatos que não passaram na primeira chamada do Sisu , o uma bolsa do ProUni pode ser uma opção.

Além disso, também é possível almejar ainda uma das vagas disponibilizadas pelo Sisu 2018, manifestando interesse na lista de espera do sistema. As incrições para a lista estão abertas desde ontem e vão até o dia 7 de fevereiro. Os alunos que estiverem na lista de espera serão convocados diretamente pelas instituições de ensino a partir do dia 9 de fevereiro. 

Leia também: Investigado pela Polícia Federal, estudante confessa ter usado celular no Enem

* Com informações da Agência Brasil.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!