Pode se inscrever no Sisu quem participou do Enem 2017 e obteve nota na redação diferente de zero; veja como
Imagem de Arquivo/Agência Brasil
Pode se inscrever no Sisu quem participou do Enem 2017 e obteve nota na redação diferente de zero; veja como

Foi aberto nesta terça-feira (23) o prazo para inscrições no Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Os estudantes interessados em utilizar a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para ingressar em universidades e institutos federais de educação tem até a sexta-feira (26) para se inscrever no site oficial do programa, neste link

Leia também: "Povo apressado", diz presidente do Inep sobre atraso no resultado do Enem 2017

A edição 2018 do Sisu oferece um total de 239.716 vagas em 130 instituições, entre universidades federais, institutos federais de educação, ciência e tecnologia e instituições estaduais.

Podem se inscrever estudantes que fizeram as provas do Enem 2017 e obtiveram nota na redação acima de zero e que não sejam treineiros (participantes menores de 18 anos no primeiro dia de realização da prova). É necessário informar o número de inscrição do Enem 2017 e a senha mais atual cadastrada no site.

O sistema foi desenvolvido pelo ministério da Educação para selecionar candidatos às vagas das instituições públicas de ensino superior que utilizarão a nota do Enem como única fase de seu processo seletivo. A seleção é feita com base na nota obtida pelo candidato.

Leia também: MEC antecipa data do Sisu e inscrições começam no dia 23 de janeiro

No site do MEC, é possível consultar as vagas disponíveis, pesquisando as instituições e os seus respectivos cursos participantes.

Olha o prazo! Confira o calendário do Sisu

Além de ter uma boa nota no Enem, os candidatos às vagas disponibilizadas pelo sistema precisam ficar atentos ao calendário de seleção. Afinal, é uma maratona.

Enquanto o período de inscrições se compreende entre 23 e 26 de janeiro, as notas de corte serão divulgadas nos dias 24, 25 e 26. Por isso mesmo, é preciso ficar atento mesmo depois de se inscrever. 

O resultado da chamada regular vai ser divulgado pelo Ministério da Educação na próxima segunda-feira, dia 29 de janeiro. Mesma data em que começa o prazo para participar da lista de espera – que vai até o dia 7 de fevereiro. 

Leia também: Investigado pela Polícia Federal, estudante confessa ter usado celular no Enem

Também entre os dias 30 de janeiro e o dia 7 do mês que vem, os candidatos selecionados devem fazer as suas matrículas da chamada regular. Já a seleção dos candidatos convocados em lista de espera, começa no dia 9 de fevereiro e será feita pelas instituições.

* Com informações da Agência Brasil.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!