MEC divulga notas do Enem 2017; veja como recuperar senha e acessar o resultado

Ministério da Educação liberou resultados com uma hora de atraso, às 12h; 6,5% dos participantes levaram nota zero na redação e 53 tiveram nota mil

Espelho de correção da redação do Enem só será divulgado pelo Ministério da Educação após 60 dias
Foto: shutterstock/Reprodução
Espelho de correção da redação do Enem só será divulgado pelo Ministério da Educação após 60 dias

Os estudantes que fizeram as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2017 já podem consultar a própria nota na página do participante, neste link . A divulgação dos resultados estava prevista para ocorrer às 11h, mas a espera foi acrescida em mais uma hora e só foi efetivada ao meio-dia pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (Inep), responsável pelo exame.

É necessário informar o CPF e a senha cadastrada no momento da inscrição no Enem para acessar o resultado, que detalha o desempenho do participante em cada uma das cinco competências avaliadas nas provas aplicadas nos dias 5 e 12 de novembro.

A divulgação das notas do Enem foi antecipada em um dia pelo Ministério da Educação (MEC) , que inicialmente previa fazê-lo somente nessa sexta-feira (19). Os espelhos de correção das redações só serão divulgados no dia 19 de março , bem como as notas dos treineiros, que são os candidatos com menos de 18 anos de idade que fizeram o exame para autoavaliação.

A edição do ano passado do exame teve mais de 6,7 milhões de inscritos e registrou taxa média de abstenção de 30% nos dois dias aplicação. Foi a primeira vez que os exames foram aplicados em dois domingos, e não em um mesmo fim de semana.

Leia também: Número de redações nota zero cresceu no Enem 2017; resultado melhora em três áreas

O que fazer com a nota do Enem

Com o resultado do exame em mãos, o estudante poderá se candidatar às vagas em cursos superiores oferecidas por instituições públicas de ensino por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). As inscrições serão abertas no dia 23 deste mês e serão encerradas no dia 26 de janeiro . É necessário utilizar a mesma senha utilizada na página do participante do Enem para acessar as vagas do Sisu. O candidato deverá selecionar, por ordem de preferência, até duas opções de cursos.

A nota do Enem também é chave de acesso para se candidatar a uma das bolsas em instituições particulares participantes do Programa Universidade para Todos (ProUni) . As inscrições para as vagas do primeiro semestre de 2018 serão abertas no dia 6 de fevereiro e vão até o dia 9 daquele mês .

O estudante poderá também usar o resultado do exame para obter financiamento pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). O MEC ainda não divulgou o calendário de inscrições do programa.

Leia também: Fez o Enem e não sabe como usar a nota? Veja quatro dicas de como se planejar

Como recuperar a senha para acessar as notas do Enem

O estudante que esqueceu a senha cadastrada no momento da inscrição poderá recuperá-la por meio da própria página do participante. Existem três caminhos para recuperação da senha: para quem esqueceu apenas a senha, para quem esqueceu a senha e o e-mail e ainda para quem esqueceu senha, e-mail e celular. Confira abaixo o vídeo do Inep explicando o passo a passo para recuperar a senha: