Inep antecipa divulgação das notas do Enem 2017; saiba como consultar a sua

Previsto para ser divulgado no próximo dia 19, o resultado do Exame Nacional do Ensino Médio será divulgado um dia antes, no dia 18 de janeiro

Os resultados individuais do Enem poderão ser consultados na Página do Participante a partir do dia 18 de janeiro
Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil 03.12.2016
Os resultados individuais do Enem poderão ser consultados na Página do Participante a partir do dia 18 de janeiro

A divulgação do resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017 foi antecipada em um dia pelo Ministério da Educação . Com isso, as notas das provas já poderão ser consultadas pelos candidatos a partir da próxima quinta-feira, dia 18 de janeiro.

Leia também: Fuvest divulga prova dissertativa do 2º dia da segunda fase do vestibular, veja

Para consultar o resultado do Enem , os estudantes deverão acessar a Página do Participante, na internet. A decisão de antecipar as notas foi divulgada nesta sexta-feira (12) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

É necessário que os estudantes informem o CPF e a senha cadastrada no momento da inscrição no exame. Quem não se lembra da senha pode recuperá-la na Página do Participante.

Para aqueles que se esqueceram da senha, o Inep sugere que a recuperação seja feita com antecedência. A Página do Participante tem orientações completas para recuperação de senha.

Leia também: Devem existir limites para a arte? Tema da redação da Fuvest relembra Queermuseu

Tê-la em mãos é importante, inclusive, porque é com ela que o estudante também terá acesso ao Sistema de Seleção Unificada ( Sisu ), que ficará aberto de 29 de janeiro a 1º de fevereiro.

Treineiros e redação

Assim como em outras edições, os resultados dos participantes com menos de 18 anos, comumente chamados de treineiros, serão liberados 60 dias depois da divulgação regular. O mesmo prazo vale para os espelhos de correção das redações.

O acesso ao espelho de correção é uma forma de o participante saber como se saiu em cada uma das cinco competências avaliadas pela prova.

Enem 2017

Os estudantes podem usar o resultado das provas do exame em processos seletivos para vagas no ensino público superior, pelo Sisu, para bolsas de estudo em instituições privadas, pelo Programa Universidade para Todos ( ProUni ) e para obter financiamento pelo Fundo de Financiamento Estudantil ( Fies ).

Leia também: Piso salarial dos professores terá reajuste de 6,81% em 2018, anuncia MEC

O Enem 2017 foi realizado em dois domingos. No dia 5 de novembro, foram aplicadas as provas de linguagens, códigos, redação e ciências humanas e, no dia 12 de novembro foi a vez das provas de ciências da natureza e matemática. O exame foi aplicado em 1.724 municípios, para 6.731.203 inscritos.