segunda fase do vestibular Fuvest começou no domingo (7) e termina nesta terça-feira (9)
Marcos Santos/USP
segunda fase do vestibular Fuvest começou no domingo (7) e termina nesta terça-feira (9)

A Fuvest divulgou nesta segunda-feira (8) o caderno de questões do segundo dia de provas da segunda fase do vestibular . Hoje os candidatos tiveram que responder 16 questões sobre história, geografia, matemática, física, química, biologia e inglês.

Segundo a Fuvest, nesta segunda-feira o índice de abstenção no segundo dia de provas foi de 8,1%. Esse é o menor índice de abstenção desde 2009. Dos 21.790 candidatos aprovados para essa etapa, 1.764 não compareceram na prova do segundo dia. As provas continuam até terça-feira. (Confira a prova do segundo no fim desta matéria.)

Segunda fase

Estudantes começaram no domingo a segunda fase do vestibular da Universidade de São Paulo (USP), um dos vestibulares mais disputados do País.  No primeiro dia, além da redação, os mais de 19 mil candidatos tiveram de responder dez questões discursivas de português. 

Na terça-feira (9), último dia de provas, o candidato terá de mostrar seu conhecimento em relação às disciplinas de acordo com a carreira escolhida.

O vestibulando deve continuar cuidadoso com o relógio no próximo dia. Os portões de todas as 35 escolas seguirão o horário de Brasília, sendo abertos às 12h30. Lembrando que o acesso aos locais de prova será permitido somente até as 13 horas, quando os portões são fechados. O horário mínimo de saída é a partir das 15 horas.

Para os candidatos ao curso de Artes Cênicas, o vestibular não acaba com a redação e as questões discursivas e continua nos dias 10, 11 e 12 de janeiro com as provas de habilidades específicas.

Leia também: Regras sobre o Sisu já estão disponíveis para os candidatos que fizeram Enem

Tema da redação

O tema da redação da segunda fase foi “Devem existir limites para a arte?”. Os estudantes que realizaram a prova no domingo (7) tiveram como textos de apoio reportagens sobre a polêmica da Exposição Queermuseu, sobre diversidade sexual, que foi cancelada em setembro do ano passado após ser aberta ao público pelo Santander Cultural em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul.

O local tomou a decisão de cancelar a exposição após ataques serem registrados nas redes sociais após quase um mês das obras entrarem em cartaz. Imagens que estavam expostas foram classificadas como conteúdo de incentivo à pedofilia e zoofilia e contra os bons costumes.

No total, estavam expostas mais de 270 obras de 90 artistas. Ao mesmo tempo, grupos se posicionaram contra o cancelamento da exposição e classificaram o ato como censura. Os estudantes deveriam considerar todos estes pontos na redação da Fuvest .

Confira a prova:


    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!