A segunda fase do vestibular Fuvest começa neste domingo (7) e termina na terça-feira (9)
Fotos Públicas
A segunda fase do vestibular Fuvest começa neste domingo (7) e termina na terça-feira (9)

Estudantes que tentam uma vaga na Universidade de São Paulo (USP) enfrentarão a segunda fase da Fuvest, que começa neste domingo (7) e vai até a terça-feira (9). Hoje, os 19.690 candidatos devem responder as 10 questões discursivas da prova de português, além da redação. Os portões serão abertos às 12h30 e fechados, pontualmente, às 13h. 

Leia também: Fuvest divulga nota de corte para a segunda fase do vestibular 2018 da USP

As provas da aplicadas nos três dias da segunda fase da Fuvest serão discursivas, com duração de quatro horas. Os candidatos não poderão sair das salas antes das 15h. Os vestibulandos irão prestar o vestibular em 35 escolas, sendo 18 na região metropolitana de São Paulo, e outras 17 no interior do estado. Para saber qual o local de prova, o  estudante deve acessar o site da Fuvest, informar nome, CPF ou número de inscrição.

Vale lembrar que é sempre recomendado que o candidato visite o local onde irá realizar a prova anteriormente, também verificando as condições de transporte até a escola. Para aqueles que prestarão o vestibular fora da cidade em que reside, é importante viajar com antecedência. Além disso, é bom ficar alerta para a localização - já que pode não ser a mesma da primeira fase. 

Transporte em São Paulo

Os estudantes que irão fazer prova na capital paulista devem ficar muito atentos. Isso porque a Concessionária ViaQuatro informou que a linha 4-Amarela do Metrô terá interdição entre estações Paulista e Fradique Coutinho neste domingo, durante o horário operacional (das 4h40 à meia-noite). Assim, as pessoas terão de utilizar um ônibus (Paese) para o deslocamento no trecho interditado.

Leia também: Ministro da Educação homologa a nova base curricular para o ensino básico

No desembarque, o passageiro receberá uma senha na área paga das estações Paulista ou Fradique Coutinho, próxima aos bloqueios, e deve devolvê-la ao embarcar na próxima estação. A senha garante o acesso dos usuários somente entre essas duas estações da Linha 4-Amarela e vale apenas para este domingo, dia da interdição.

Na estação Fradique Coutinho, o ponto de ônibus do Paese será em frente ao acesso da rua dos Pinheiros. Já na estação Paulista ficará situado em frente ao acesso no lado par da rua da Consolação, sentido bairro. A operação será normal entre Butantã e Fradique Coutinho e entre Paulista e Luz.

Horário do vestibular

O vestibulando deve ser cuidadoso com o relógio nos próximos três dias. Os portões de todas as 35 escolas seguirão o horário de Brasília, sendo abertos às 12h30. Novamente, lembramos que o acesso aos locais de prova será permitido somente até as 13 horas. E o horário mínimo de saída será a partir das 15 horas.

Como serão as provas

A segunda fase possui três provas discursivas, obrigatórias para todos os candidatos, aplicadas nos três dias de aplicação do exame. Cada uma delas tem quatro horas de duração. Confira como serão divididos os exames.

1º dia – 7 de janeiro (domingo): 10 questões de português e redação.

2º dia – 8 de janeiro (segunda-feira): 16 questões sobre as seguintes disciplinas (obrigatórias no ensino médio): história, geografia, matemática, física, química, biologia e inglês.

3º dia – 9 de janeiro (terça-feira): 12 questões de duas ou três disciplinas (6 ou 4 questões de cada uma), de acordo com a carreira escolhida pelo vestibulando.

Nesses três dias, os cadernos de provas serão disponibilizados a partir das 19 horas, no site da Fuvest . Para os candidatos ao curso de Artes Cênicas, o vestibular continuará nos dias 10, 11 e 12 de janeiro com as provas de habilidades específicas.

O que levar

No primeiro dia de prova, os candidatos devem levar uma foto 3×4 recente (com ou sem data). Para a realização do exame, será necessário também documento original de identidade (com foto) e caneta esferográfica (tinta azul ou preta).

Leia também: Novas regras para o Fies são sancionadas por Michel Temer; confira as mudanças

Os estudantes ainda poderão usar, para rascunho, lápis e de borracha, apontador, régua e compasso. Água e alimentos leves podem ser consumidos durante a prova. Mas, será proibido o uso e a manipulação, em qualquer área do prédio, de aparelhos celulares ou outro tipo de equipamento eletrônico ou de telecomunicação. Os relógios também não poderão ser usados.

A segunda fase da Fuvest terá a participação de 19.690 candidatos, que disputam 8.402 vagas oferecidas em cursos da USP, e ainda haverá a participação de 2.100 treineiros.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!