Fechamento de portões nos locais em que são realizadas as provas do Enem acontece pontualmente às 13h
Creative Commons/Wikipedia
Fechamento de portões nos locais em que são realizadas as provas do Enem acontece pontualmente às 13h

É comum que os minutos finais antes do fechamento dos portões do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que acontece pontualmente às 13h, seja marcado pela correria dos candidadatos atrasados. Na Universidade Estácio de Sá, no centro do Rio de Janeiro, ao menos duas candidatas chegaram atrasadas e não conseguiram entrar.

Leia também: Candidatos do Enem respondem questões de exatas no segundo dia de provas

Tatiane Paula Aristides, 26 anos, é um exemplo disso. Ela está concluindo o curso técnico em enfermagem e se inscreveu no Enem para tentar uma vaga de graduação na mesma área. “Vou tentar ano que vem, não vou desistir não”, afirmou. A candidata mora na Vila do João, no Complexo da Maré, zona norte da cidade. Tatiane veio de moto com o irmão, mas a gasolina acabou na Avenida Presidente Vargas e ela teve que fazer o restante do trajeto a pé.

A candidata Andrea Cristina Alves, 46, que participou da prova pela terceira vez, questionou o fechamento dos portões. Segundo ela, a entrada foi encerrada 30 segundos antes do horário previsto. Andrea, que mora na Candelária, no centro, alegou que os três filhos a fizeram sair atrasada de casa. Com a nota, ela pretendia pleitear uma vaga em cinema ou publicidade e marketing.

Leia também: Eliane Berger, mulher de Guido Mantega, morre na madrugada deste domingo

Documentação

Já em São Paulo, no campus da Universidade Paulista (Unip) em Pinheiros, um dos portões já estava fechado e o outro prestes a fechar. Um minuto antes Jhonatan Fernandes, 20 anos, corria muito para alcançá-lo. Ele não era candidato, mas acelerou o passo para entregar o documento de identidade para sua namorada, que o havia esquecido em casa e aguardava ansiosamente na frente da escola para poder entrar no local da prova.“Ela esqueceu de trazer o RG original. Trouxe uma cópia. Ela mora há uns 20 minutos daqui. Fui correndo, mas consegui”, contou, ainda recuperando o fôlego.

Em Brasília, no campus da Universidade Paulista (Unip) na Asa Sul, o pai de um dos candidatos chegou na hora dos fechamentos dos portões também para entregar o documento de identidade que o filho havia esquecido em casa. O estudante já estava dentro do local da prova, mas, no primeiro instante, ele não foi autorizado a receber o documento do pai.

Leia também: Irônico, Donald Trump lamenta não ser amigo de Kim Jong-un

Outros pais que ainda estavam no local começaram a gritar pedindo que o pai pudesse entregar. Depois de receber a autorização, a coordenadora do local de provas do Enem pegou o documento no portão e entregou ao jovem de 15 anos. O pai saiu aliviado.

*Com informações da Agência Brasil

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!