Tamanho do texto

São oferecidas 7.365 vagas em 173 cursos de graduação, distribuídos em 23 cidades paulistas; cadastramento pode ser feito até o dia 9 de outubro

De acordo com a organização do vestibular da Unesp, são oferecidas 7.365 vagas em 173 opções de cursos
Divulgação
De acordo com a organização do vestibular da Unesp, são oferecidas 7.365 vagas em 173 opções de cursos

A Unesp (Universidade Estadual Paulista) abriu nesta segunda-feira (11) as inscrições para o Vestibular 2018. A organização do processo seletivo informa que são oferecidas 7.365 vagas em 173 opções de cursos, distribuídas em unidades localizadas em 23 cidades do estado. Os interessados deverão se inscrever pelo site da Fundação Vunesp, até o dia 9 de outubro.

Leia também: Inscrições para o vestibular da Fuvest terminam às 23h59 desta segunda (11)

Também nesta segunda-feira, a Unesp encerra o prazo para os pedidos de isenção e redução de 50% da taxa de inscrição. Para solicitar a isenção, os candidatos deverão preencher o formulário de inscrição, disponível na página da Vunesp, e enviar os documentos comprobatórios por meio digital (upload), conforme orientações disponíveis no próprio site. Podem pedir isenção vestibulandos com renda familiar mensal igual ou inferior a R$ 1.405,50 por pessoa. O resultado da solicitação será divulgado no dia 5 de outubro, na mesma página. Os pedidos deferidos já significarão a efetivação da inscrição do solicitante.

O pedido de redução de 50% do valor da taxa é destinado a candidatos matriculados no ensino médio ou em curso pré-vestibular e que recebam remuneração mensal inferior a dois salários mínimos ou estejam desempregados. O prazo é semelhante ao do pedido de isenção, bem como a necessidade de envio de documentação comprobatória por meio digital (upload). O resultado dos pedidos de redução será divulgado em 26 de setembro.

Leia também: Veja cinco temas de atualidades que podem cair nas questões do Enem

A universidade oferece ainda redução de 75% aos cerca de 500 mil alunos matriculados no último ano do ensino médio da rede pública estadual paulista. O período para cadastramento destes candidatos é o mesmo da inscrição dos pagantes de taxa integral, do dia 11 de setembro até o dia 9 de outubro.

Vagas ofertadas

São oferecidas para o Vestibular 2018 da Universidade Estadual Paulista um total de 7.365 vagas em 173 cursos de 23 cidades, sendo 50% (3.698 vagas) destinadas ao Sistema de Reserva de Vagas para Educação Básica Pública. De acordo com a organização do processo seletivo, este índice era de 45% no último exame, quando a porcentagem de ingressantes oriundos de escolas públicas foi de 52,6%.

Leia também: Um em cada cinco alunos entra na faculdade por meio de cotas, revela Enade

As provas da primeira fase da seleção serão realizadas no dia 15 de novembro, em 31 cidades paulistas e ainda em Brasília (DF), Campo Grande (MS) e Uberlândia (MG). No ano passado, o total foi de 102.230 inscritos no vestibular da Unesp.