Os candidatos terão até 11 de setembro para preencher o formulário de inscrição, na página do vestibular da Unesp
Divulgação
Os candidatos terão até 11 de setembro para preencher o formulário de inscrição, na página do vestibular da Unesp

O prazo para pedir a isenção da taxa do vestibular da Universidade Estadual Paulista (Unesp) começa nesta segunda-feira (4). Para o exame de 2018, a universidade irá oferecer os 7.365 isenções. Também estará aberto o período para solicitação de redução de 50% do valor da taxa de R$ 170. 

Leia também: Saiba como evitar a ansiedade na reta final para o Enem

Os candidatos interessados terão até 11 de setembro para preencher o formulário de inscrição, disponível na página do vestibular da Unesp , e enviar os documentos comprobatórios por meio digital ( upload ), conforme orientações disponíveis no próprio site. Podem pedir isenção vestibulandos com renda familiar mensal igual ou inferior a R$ 1.405,50 por pessoa. O resultado da solicitação será divulgado em 5 de outubro, na página da Vunesp. Os pedidos deferidos já significarão a efetivação da inscrição do solicitante.

O pedido de redução de 50% do valor da taxa destina-se a candidatos matriculados no ensino médio ou em curso pré-vestibular e que recebam remuneração mensal inferior a dois salários mínimos ou que estejam desempregados. O prazo é semelhante ao do pedido de isenção, bem como a necessidade de envio de documentação comprobatória por meio digital. O resultado dos pedidos de redução será divulgado em 26 de setembro.

Você viu?

Leia também: Número de estudantes no ensino superior chegou a 8 milhões em 2016, diz Censo

A Universidade Estadual Paulista oferece ainda redução de 75% no valor da inscrição para os cerca de 500 mil alunos matriculados no último ano do ensino médio da rede pública estadual paulista. Nesta caso, o período para cadastramento destes candidatos é o mesmo da inscrição dos pagantes de taxa integral, de 11 de setembro a 9 de outubro.

Vagas

Para o Vestibular 2018 são oferecidas um total de 7.365 vagas em 173 cursos de 23 cidades, sendo 50% (3.698 vagas) destinadas ao Sistema de Reserva de Vagas para Educação Básica Pública. Este índice era de 45% no último exame, quando a porcentagem de ingressantes oriundos de escolas públicas foi de 52,6%.

Leia também: Um em cada cinco alunos entra na faculdade por meio de cotas, revela Enade

As provas da primeira fase da seleção serão realizadas no dia 15 de novembro, em 31 cidades paulistas e ainda em Brasília (DF), Campo Grande (MS) e Uberlândia (MG). No ano passado, o total foi de 102.230 inscritos no Vestibular Unesp.  

    Veja Também

    Mais Recentes

      Comentários