Provas do vestibular da Unifesp serão aplicadas nos dias 14 e 15 de dezembro deste ano
Divulgação/Unifesp
Provas do vestibular da Unifesp serão aplicadas nos dias 14 e 15 de dezembro deste ano

A Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) divulgou nesta quarta-feira (23) o edital para o vestibular 2018 pelo sistema misto, que leva em conta a nota obtida pelo candidato no processo seletivo e o desempenho do participante na edição de 2017 do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).

Leia também: Em crise, universidades federais dizem só ter condição de funcionar até setembro

De acordo com as regras previstas no edital, as inscrições para o vestibular 2018 devem ser feitas exclusivamente pela internet entre os dias 18 de setembro e 20 de outubro deste ano. A taxa cobrada pela organização do processo seletivo é de R$ 133, valor que poderá ser pago por meio de boleto em qualquer agência bancária, casa lotérica ou caixa eletrônico. A universidade oferece isenção da taxa para candidatos que atendam aos critérios definidos.

Ao todo, são oferecidas 340 vagas, sendo 169 pelo sistema universal de seleção e outras 171 pelo sistema de cotas. As oportunidades são para os cursos de Ciências Biológicas (incluindo a modalidade Médica), Engenharia Química, Fonoaudiologia e Medicina. Em relação ao sistema de cotas, há oito tipos de vagas, separados de acordos com critérios socioeconômicos, de etnia ou relacionados a deficiências.

Leia também: Saiba como usar sua nota do Enem para conseguir emprego

Além do processo seletivo pelo sistema misto, outra possibilidade de ingresso na Unifesp é por meio do Sisu (Sistema de Seleção Unificado), processo gerenciado pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) e que utiliza somente as notas obtidas no Enem como critério para aprovação dos candidatos.

Exames

As provas serão aplicadas nos dias 14 e 15 de dezembro, datas que caem em uma quinta e em uma sexta-feira, respectivamente. Os exames terão duração máxima de quatro horas, tendo início às 14h. As provas serão de Língua Portuguesa, Língua Inglesa e Redação; e de Conhecimentos Específicos.

A prova de Língua Portuguesa, Língua Inglesa e Redação constará de 45 questões sob forma de testes de múltipla escolha (30 questões da disciplina Língua Portuguesa e 15 questões da disciplina Língua Inglesa) e de uma redação em Língua Portuguesa. Já a prova de Conhecimentos Específicos constará de 20 questões de natureza analítico-expositiva e versará sobre as seguintes disciplinas: Biologia (cinco questões), Química (cinco questões), Física (cinco questões) e Matemática (cinco questões).

Leia também: MEC inicia seleção para cursos do programa Idioma Sem Fronteiras

A nota final será a média aritmética simples das notas obtidas nos dois dias de prova do vestibular Unifesp 2018, mais o percentual de acertos (sem a variação da Teoria da Resposta ao Item - TRI) das provas objetivas do Enem de 2017.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!