Unicamp (Universidade Estadual de Campinas): inscrições para o vestibular têm de ser feitas pela internet até o dia 28
Divulgação
Unicamp (Universidade Estadual de Campinas): inscrições para o vestibular têm de ser feitas pela internet até o dia 28

A Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) abriu as inscrições para o Processo Seletivo Aberto para as Vagas Remanescentes 2018 na instituição. Os interessados em participar do vestibular têm de se inscrever exclusivamente pelo site até o dia 28 de agosto.

Leia também: UFPR abre as inscrições para o processo seletivo 2017/2018

Neste ano, a Unicamp oferece 935 vagas em 59 opções de cursos. Podem se inscrever no vestibular alunos de outras instituições de ensino superior nacionais ou estrangeiras; portadores de diploma devidamente reconhecido de curso superior diferente do curso pretendido e alunos regularmente matriculados nos cursos de graduação da Unicamp, desde que o curso pretendido seja diferente de seu próprio curso. Os casos excepcionais serão julgados por uma comissão avaliadora.

O processo seletivo será realizado em três fases de caráter eliminatório e classificatório e de uma quarta fase para os candidatos aos cursos que exigem provas de Habilidades Específicas. As três fases são: Exame de Conhecimentos Gerais (ECG), Análise de Compatibilidade de Currículo e Prova Específica de Conhecimento. Além dessas três fases, há provas de habilidades específicas para os seguintes cursos: Arquitetura e Urbanismo, Artes Cênicas, Artes Visuais, Dança e Música.

Leia também: Saiba como usar sua nota do Enem para conseguir emprego

O Exame de Conhecimentos Gerais, obrigatório a todos os candidatos, será realizado no dia 17 de setembro e é constituído de 40 questões de múltipla escolha das seguintes disciplinas: Português, Inglês, Matemática, Física, Química, Biologia, Geografia e História. As questões abordam as áreas do conhecimento desenvolvidas no ensino médio.

Fuvest

Foram abertas nesta segunda-feira (11) as inscrições para o processo seletivo da Fuvest para o ano letivo de 2018. O prazo para inscrições acaba no dia 11 de setembro. A taxa é de R$ 170, que deve ser paga até o dia 12 de setembro.

A prova irá selecionar alunos para 8.402 vagas disponibilizadas pela USP (Universidade de São Paulo), sendo 3.416 na área de humanidades, 3.026 em ciências exatas e 1.960 em ciências biológicas. Serão reservadas 37% das vagas de cada unidade da USP para estudantes que tenha cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas. Nessa reserva, incidirá o percentual para candidatos egressos da rede pública de ensino autodeclarados pretos, pardos e indígenas.

Leia também: Universidades federais dizem só ter condição de funcionar até setembro

A USP também disponibiliza 2.745 vagas para alunos que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e participarem do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Estudantes que cursaram ou estejam cursando o ensino médio em escolas da rede pública poderão ganhar acréscimo na nota da prova da 1ª fase, para efeito de progressão à 2ª fase do vestibular, e na nota final de classificação.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!