Candidatos podem se inscrever no vestibular da UFPR (Universidade Federal do Paraná) até 14 de setembro
Divulgação/UFPR
Candidatos podem se inscrever no vestibular da UFPR (Universidade Federal do Paraná) até 14 de setembro

A UFPR (Universidade Federal do Paraná) abriu nesta quarta-feira (16) as inscrições para o processo seletivo 2017/2018. Os interessados podem se inscrever exclusivamente pela internet até as 23h do dia 14 de setembro. A taxa de inscrição, no valor de R$ 120, pode ser paga até 15 de setembro, dentro do horário bancário.

Leia também: Universidades federais dizem só ter condição de funcionar até setembro

Ao todo, a UFPR irá disponibilizar 6.765 vagas em cursos de graduação com início das aulas em 2018, sendo 5.524 por meio do vestibular. Outras 1.245 vagas serão disponibilizadas por meio do Sisu (Sistema de Seleção Unificada) – mecanismo do MEC (Ministério da Educação) que utiliza as notas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) para selecionar estudantes para universidades públicas de todo o País.

O processo seletivo da universidade também será utilizado pela Polícia Militar do Paraná para a seleção de candidatos para o CFO (Curso de Formação de Oficiais). O curso conta com dez vagas para os aprovados no vestibular.

As vagas em disputa são para 119 cursos de graduação, cujas aulas serão ministradas nos campi localizados nas cidades de Curitiba, Jandaia do Sul, Matinhos, Palotina, Pontal do Paraná e Toledo. Os estudantes que não concluirão o ensino médio em 2017 também podem se inscrever no vestibular . Entretanto, farão a prova como treineiros.  Nesses casos, a taxa de inscrição cobrada é de R$ 119.

Leia também: Estudantes da USP criam aplicativo para auxiliar em estudos pré-vestibular

Poderá ser concedida isenção da taxa de inscrição ao candidato que comprove não ter condições de pagar o valor, mediante inscrição do Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal ou para o candidato que comprovar cumulativamente renda familiar per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio e ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública ou como bolsista integral em escola de rede privada.

Calendário

As provas da primeira fase serão aplicadas no dia 29 de outubro – data que cai em um domingo –, a partir das 14h. O exame terá cinco horas de duração e os portões serão abertos às 12h40, com fechamento programado para 13h30.

Na primeira fase, a prova tem 80 questões objetivas sobre conhecimentos gerais, com conteúdos relativos ao currículo do ensino médio. Serão convocados para a segunda fase os candidatos melhor classificados na primeira fase na razão de três vezes o número de vagas ofertadas para o respectivo curso, turno e período.

Leia também: No Paraná, universidades estaduais oferecem 5.309 vagas no vestibular

A segunda fase, que será realizada no dia 26 de novembro, também a partir das 14h. Serão aplicadas uma prova de Compreensão e Produção de Textos, comum a todos os candidatos que participarem dessa fase, e de até duas provas específicas, segundo as opções realizadas por cada curso. Os candidatos ao curso de Música da UFPR terão uma prova específica no dia 27 de novembro.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!