Aplicativo Ducante foi desenvolvido por estudantes do Instituto de Matemática e Estatística da USP
Cecília Bastos/Usp Imagens
Aplicativo Ducante foi desenvolvido por estudantes do Instituto de Matemática e Estatística da USP

Alunos do Instituto de Matemática e Estatística da USP (Universidade de São Paulo) desenvolveram um aplicativo para celular cuja finalidade é tornar mais dinâmico o aprendizado dos alunos em colégios e cursinhos pré-vestibulares. O programa visa resolver problemas como dificuldade para retenção de conteúdo, desmotivação e falta de tempo.

Leia também: Justiça do Ceará utilizará o WhatsApp para enviar intimações

O aplicativo, chamado Ducante, foi criado pelos estudantes da USP Gustavo Silva, Leonardo Padilha e Lucas Santos. De acordo com os desenvolvedores, esta é a única plataforma para estudo pré-vestibular feita especialmente para os smartphones.

Além da facilidade dos estudos on-line, o que motivou os criadores a desenvolverem o projeto foram os dados do Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação, segundo os quais cerca de 85% das crianças e adolescentes do Brasil acessa a internet pelo celular e um terço deles acessa exclusivamente pelo smartphone.

Uma das facilidades oferecidas pelo aplicativo é a possibilidade da criação de lista de exercícios – o que pode ser feito tanto por alunos quanto por professores. São cerca de 50 mil questões no banco de dados, que podem ser selecionadas de acordo com o ano, a instituição e o grau de dificuldade desejado.

Leia também: Fuvest divulga valor da taxa de inscrição para o vestibular 2018

Já o professor poderá escolher perguntas por meio da ferramenta e disponibilizá-las para os alunos. O próprio sistema irá verificar se a resposta escolhida pelo estudante é a correta. Além disso, o aplicativo mostra estatísticas relacionadas à performance dos participantes.

Outros materiais

Os criadores do aplicativo informam que a ferramenta também permite aos docentes que façam o compartilhamento de conteúdos extras com os alunos, como vídeos e documentos de texto em formato PDF.

O aplicativo pode ser testado no site Ducante e está disponível na App Store e no Google Play para alunos de escolas parceiras e cadastradas. Dentre elas, estão os cursinhos populares da Universidade de São Paulo (Cursinho da Poli, Cursinho da FEA, Cursinho da EACH, Arcadas Vestibulares), cursinhos em São Paulo (Cursinho FGV, Desempenho máximo), em Santos (Cursinho AtuaMente), em Brasília (Galt Vestibulares) e em outras cidades do País (Brasil Cursinhos e Ensina Brasil).

Leia também: Celular é utilizado por 52% dos alunos em atividades escolares, diz pesquisa

Os alunos da USP que criaram o aplicativo afirmam que, em próximas versões, a ideia é criar um sistema no qual o usuário ganhará pontos com as atividades feitas, o que, na opinião deles, poderá ajudar o estudante a se engajar ainda mais no aprendizado.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!