Tamanho do texto

Exame substitui o Enem na obtenção de certificados de conclusão do ensino médio e do ensino fundamental; veja como se inscrever e realizar a avaliação

Encceja é direcionado a jovens e adultos que não terminaram os estudos e buscam por alguma certificação
Léo Ramos
Encceja é direcionado a jovens e adultos que não terminaram os estudos e buscam por alguma certificação

Quem já passou da idade de cursar o ensino médio regular e tiver interesse em obter certificados que comprovem o conhecimento do conteúdo oferecido neste período escolar pode fazer a prova do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2017.

Leia também: Fique de olho! Inep altera data de exame para conseguir diploma do ensino médio

As inscrições para a próxima edição do  Encceja  começaram às 10h desta segunda-feira (7) e vão até o dia 18 de agosto. Gratuitamente, os interessados podem se inscrever por meio do portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). 

O exame é destinado a jovens e adultos residentes no Brasil ou no exterior que não tiveram oportunidade de se formar na idade ideal. Os candidatos podem obter os diplomas do ensino fundamental ou médio por meio da prova.

No momento das inscrições, é necessário fazer a opção pelo nível de ensino que deseja obter certificação . Para pleitear a certificação do ensino fundamental o candidato precisa ter, no mínimo, 15 anos completos na data de aplicação do exame. No caso da certificação do ensino médio é preciso ter, no mínimo, 18 anos completos.

Hoje, o não é mais permitido o uso do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como certificação do ensino médio , como era possível até o ano passado.

Melhor avaliação

Para a presidente do Inep, Maria Inês Fini, o exame é o instrumento mais adequado para avaliar as pessoas que não tiveram oportunidade de concluir os estudos em idade apropriada. Segundo Maria Inês, menos de 10% dos estudantes que realizam o Enem com o objetivo de certificação conseguem o diploma do ensino médio .

O Inep também informou que, até o momento, 6,73 milhões de inscrições foram confirmadas para o Exame Nacional do Ensino Médio de 2017, que será realizado nos dias 5 e 12 de novembro. O número ainda pode aumentar, porque novas inscrições podem ser confirmadas por decisão judicial.

O Enem teve 8,6 milhões de pessoas inscritas, no ano passado. De acordo com o Inep, a diferença pode ser explicada pelo número de estudantes que deixarão de fazer o exame este ano para obter a certificação do ensino médio.

Mudanças

Na última quinta-feira (3), o Inep anunciou que o exame sofreu uma mudança de data. Antes previstas para o dia 8 de outubro , agora as provas serão aplicadas em 22 de outubro.

Além da alteração da data, o exame desse ano tem uma outra novidade: nesta edição, o participante não poderá levar o caderno de questões ao término da prova.

No portal do Encceja é possível se informar sobre as competências que serão cobradas na prova e baixar materiais para estudo.

* Com informações da Agência Brasil.

    Notícias Recomendadas

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.