Encceja é direcionado a jovens e adultos que não terminaram os estudos e buscam por alguma certificação
Léo Ramos
Encceja é direcionado a jovens e adultos que não terminaram os estudos e buscam por alguma certificação

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) anunciou, nesta quinta-feira (3), que o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) sofreu uma mudança de data. Antes previsto para o dia 8 de outubro , agora o exame será aplicado em 22 de outubro.

As inscrições para o Encceja 2017 terão início às 10h desta segunda-feira (7), no portal do Inep. O prazo para as inscrições será o próximo dia 18 de agosto. Segundo o Inep, o exame é direcionado a jovens e adultos residentes no Brasil ou no exterior que não concluíram os estudos em idade apropriada.

Os participantes que buscam certificação do ensino fundamental precisam ter, no mínimo, 15 anos completos na data de realização do exame. Aqueles que pleiteiam certificação do ensino médio devem ter, no mínimo, 18 anos completos. Hoje, o não é mais permitido o uso do Exame Nacional do Ensino Médio ( Enem ) como certificação do ensino médio, como era possível até o ano passado.

Mudanças

Além da alteração da data, o exame desse ano tem uma outra novidade: nesta edição, o participante não poderá levar o caderno de questões ao término da prova.

Outras mudanças no edital do exame dizem respeito à certificação. Neste ano, as secretarias estaduais de educação utilizarão os resultados individuais do exame para a certificação de conclusão do ensino fundamental e do ensino médio.

Leia também: Enem não servirá mais para conclusão do ensino médio, diz ministro da Educação

Para a presidente do Inep, Maria Inês Fini, o Encceja é o instrumento mais adequado para avaliar as pessoas que não tiveram oportunidade de concluir os estudos em idade apropriada. Segundo Maria Inês, menos de 10% dos estudantes que realizam o Enem com o objetivo de certificação conseguem o diploma do ensino médio.

O Inep também informou que, até o momento, 6,73 milhões de inscrições foram confirmadas para o Exame Nacional do Ensino Médio de 2017, que será realizado nos dias 5 e 12 de novembro. O número ainda pode aumentar, porque novas inscrições podem ser confirmadas por decisão judicial.

O Enem teve 8,6 milhões de pessoas inscritas, no ano passado. De acordo com o Inep, a diferença pode ser explicada pelo número de estudantes que deixarão de fazer o exame este ano para obter a certificação do ensino médio.

Já os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia vão usar os resultados individuais do Encceja somente para a certificação do ensino médio.

Leia também: Enem 2017 terá provas em dois domingos; confira todas as mudanças

* Com informações do Portal Brasil.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!