Os cursos de qualificação à distância do Pronatec têm duração de 160 horas e são focados em áreas de atuação específicas
Divulgação/Governo de São Paulo
Os cursos de qualificação à distância do Pronatec têm duração de 160 horas e são focados em áreas de atuação específicas

Quem tiver interesse em realizar cursos de qualificação profissional à distância gratuitamente, por meio de um programa do governo federal, tem até a meia-noite desta quarta-feira (5) para se inscrever.

Leia também: USP aprova sistema de cotas pela primeira vez na história – já vale para 2018

As inscrições podem ser feitas por meio do site do Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica (Sistec). Tal sistema é responsável pela seleção dos candidatos às 500 mil vagas oferecidas pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) Oferta Voluntária, do Ministério da Educação (MEC). Os cursos de qualificação têm duração de 160 horas. 

As aulas serão ministradas de julho a novembro, apenas pela internet. O Pronatec Oferta Voluntária é voltado não só para quem está cursando ou já concluiu o ensino médio, mas também para quem já está no mercado e quer uma qualificação complementar. A idade mínima para participar dos cursos é 15 anos.

Nesta fase, são mais de 80 cursos oferecidos por instituições privadas de educação profissional e tecnológica, que se candidataram a oferecer os cursos de forma voluntária.

Leia também: Saiba quais são os 5 requisitos de avaliação da redação do Enem

Segundo o MEC , ainda este ano, serão ofertadas mais vagas dentro do programa: pelo menos 500 mil em agosto e mais 500 mil em outubro.

Mediotec

Além disso, desde a última segunda-feira (3), o MEC está com 107.465 vagas abertas para 131 cursos técnicos gratuitos para estudantes da rede pública. A oferta dos cursos teve como base um mapeamento de empregabilidade a longo prazo.

As opções de formação são amplas e, em muitos casos, levam em consideração características locais. Entre os cursos técnicos disponíveis, há oportunidades nas áreas de eletrônica, logística, segurança do trabalho, química, finanças, rede de computadores, açúcar e álcool, agricultura, agronegócio, guia de turismo, meio ambiente, jogos virtuais, cenografia, dança e teatro.

Leia também: MEC oferece 107 mil vagas em cursos técnicos em todo o País

Os cursos de qualificação oferecidos pelo Pronatec são focados em áreas de atuação específicas, que podem ser escolhidas no momento da inscrição. 

* Com informações da Agência Brasil.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!