Segunda edição do ProUni em 2017 oferece 147.492 bolsas de estudo em 1.076 instituições de ensino
Shutterstock/Divulgação
Segunda edição do ProUni em 2017 oferece 147.492 bolsas de estudo em 1.076 instituições de ensino

Termina à meia-noite desta sexta-feira (9) o prazo para estudantes se candidatarem às bolsas de estudo oferecidas pelo Programa Universidade para Todos (ProUni)  para o segundo semestre de 2017. As inscrições devem ser realizadas no site oficial do programa, neste link .

De acordo com o último balanço divulgado pelo Ministério da Educação, um total de 331 mil estudantes de todo o País haviam se candidatado para as vagas do ProUni até as 19h desta quinta-feira (8). Como cada participante pode fazer até duas opções de curso, o total de inscrições já supera 638 mil.

A segunda edição do processo seletivo neste ano oferece 147.492 bolsas de estudo em instituições privadas de educação superior em todo o País. Desse total, pouco mais de 67 mil bolsas são integrais, enquanto outras 79.889 são parciais (modalidade em que o governo arca com 50% da mensalidade do curso, ficando o restante a cargo do aluno). São mais de 27 mil opções de cursos em 1.076 instituições de ensino.

Leia também: MEC repassa R$ 18,5 milhões para custeio de bolsas de estudo

Cronograma

Os candidatos pré-selecionados serão anunciados a partir da segunda-feira (12), quando já será divulgada a primeira chamada do programa. Os estudantes que estiverem na lista deverão comprovar até o dia 19 deste mês as informações prestadas no momento da inscrição.

Já a segunda lista será divulgada no dia 26 de junho, devendo os estudantes selecionados comprovarem as informações até o dia 30 deste mês. 

As inscrições para a lista de espera estarão disponíveis no período entre os dias 7 e 10 de julho.

Leia também: Olimpíada de Matemática começa hoje e alunos 'tiram dez' nos memes; confira

O programa

ProUni é um programa do Ministério da Educação que oferece bolsas de estudo integrais e parciais (50%) em instituições privadas de educação superior, em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, a estudantes brasileiros sem diploma de nível superior.

Podem se candidatar nas vagas oferecidas pelo programa os estudantes que se formaram no ensino médio da rede pública ou da rede particular na condição de bolsistas integrais da própria escola. Também estão aptos a participar do programa alunos com necessidades especiais e professores efetivos da educação básica da rede pública de ensino (nesse caso, não é necessário comprovar renda).

Para concorrer às bolsas integrais do ProUni, o candidato deve comprovar renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até um salário mínimo e meio. Para as bolsas parciais (50%), a renda familiar bruta mensal deve ser de até três salários mínimos por pessoa.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!