Tamanho do texto

Segunda edição do Sisu no ano oferece 52 mil vagas; prazo para matrícula de aprovados vai do dia 9 ao 13; inscrição na lista de espera se encerra no dia 19

Instituições de ensino passarão a convocar candidatos da lista de espera a partir do dia 26 deste mês
Isabelle Araújo/MEC
Instituições de ensino passarão a convocar candidatos da lista de espera a partir do dia 26 deste mês

Já está disponível a lista de aprovados no Sistema de Seleção Unificada (Sisu)  para o segundo semestre de 2017. Para conferir o resultado da seleção, o candidato inscrito no programa deve acessar o site oficial neste link .

O estudante que foi selecionado terá que efetuar a matrícula entre a sexta-feira (9) e a próxima terça-feira (13) na instituição de ensino. É necessário vericar junto ao local os horários e procedimentos necessários para se matricular. Já aqueles que não foram chamados para uma das vagas também podem se inscrever na lista de espera do Sisu a partir desta segunda-feira (5). O prazo para se candidatar às vagas remanescentes da chamada regular se encerra no dia 19.

A segunda edição do programa neste ano oferece um total de 51.913 vagas, em 1.462 cursos de 63 instituições públicas de educação superior, entre universidades federais e estaduais, institutos federais e instituições estaduais. 

Algumas instituições de ensino estabelecem notas mínimas para o ingresso em determinados cursos, portanto é comum que o estudante acabe não conseguindo, por exemplo, ingressar na segunda opção indicada por ele no momento da inscrição, mas está apto a se matricular no primeiro curso informado.

De acordo com o último balanço divulgado pelo Ministério da Educação , ao menos 800 mil estudantes de todo o Brasil se inscreveram  para as vagas oferecidas. Como cada candidato tem direito a escolher, por ordem de preferência, até duas opções de cursos, foram registradas mais de 1,5 milhão de inscrições.

As universidades e institutos educacionais passarão a convocar os estudantes da lista de espera do Sisu para preencher as vagas remanescentes a partir do dia 26 deste mês.

O programa

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) foi desenvolvido pelo Ministério da Educação para selecionar os candidatos às vagas das instituições públicas de ensino superior que utilizarão a nota do Exame Nacional do Ensino Médio  ( Enem ) como única fase de seu processo seletivo. A seleção é feita pelo Sistema com base na nota obtida pelo candidato no Enem. No site, os candidatos podem consultar as vagas disponíveis, pesquisando as instituições e os seus respectivos cursos participantes. As informações são do portal do MEC.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.