Lista dos alunos que farão os cursos técnicos será publicado pela secretaria no dia 13 de junho
Agência Brasil
Lista dos alunos que farão os cursos técnicos será publicado pela secretaria no dia 13 de junho

A Secretaria de Educação, Cultura e Esporte de Goiás abriu inscrições para 11.447 vagas de cursos técnicos profissionalizantes gratuitos. O cadastro pode ser feito pelo site da pasta. O prazo segue até o dia 11 de junho. Os 59 cursos oferecidos têm carga horária entre 800 e 1.800 horas, e duração de um a dois anos e meio. As formações são direcionadas para alunos da rede pública estadual e serão ofertadas nas modalidades presencial e Ensino a Distância (EAD).

Leia também: Mais de 6,1 milhões de candidatos confirmaram inscrição no Enem, diz MEC

Os cursos técnicos foram demandados pela secretaria ao governo federal por meio MedioTec – iniciativa do MEC (Ministério da Educação) no âmbito do Pronatec  (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego). Para as capacitações, a Secretaria contará com o apoio de outras instituições de ensino parceiras, de modo a atender estudantes de vários municípios do Estado.

São disponibilizados cursos profissionais nas áreas de informática, meio ambiente, logística, administração, segurança do trabalho, agricultura, vendas e saúde, entre outras.

Poderão se inscrever alunos matriculados na rede pública estadual que estiverem cursando, preferencialmente, a 1ª ou a 2ª séries do Ensino Médio e tenham idade igual ou superior a 15 anos.

Leia também: Fuvest altera lista de leituras obrigatórias para o vestibular 2018

O edital dos cursos está disponível no site da secretaria, onde os interessados deverão efetuar o cadastro para concorrer às vagas das formações profissionalizantes. Após a fase de inscrição, a pasta promoverá um sorteio eletrônico no dia 12 de junho. O resultado será publicado no dia 13 de junho.

Os contemplados pelo programa precisam apresentar, pessoalmente, a documentação para matrícula na unidade escolar do curso escolhido entre os dias 13 e 30 de junho. Os alunos matriculados nas capacitações terão direito a uma assistência estudantil para transporte e alimentação.

O programa

O MedioTec, que em Goiás é coordenado pela Secretaria de Educação, Cultura e Esporte, conta com a parceria da UEG (Universidade Estadual de Goiás), Secretaria de Desenvolvimento Econômico Científico e Tecnológico e de Agricultura, Pecuária e Irrigação, Instituto Federal Goiano e UniRV (Universidade de Rio Verde), que abrirão várias turmas dos cursos profissionalizantes.

Leia também: MEC libera que alunos do ensino fundamental tenham aulas à distância

A secretaria ofertará diretamente 1.355 vagas em 16 cursos técnicos, que serão disponibilizados em 34 unidades da pasta, dispostas em 28 municípios goianos.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!