A Secretaria de Educação, Cultura e Esporte de Goiás abriu inscrições para 11.447 vagas de cursos técnicos profissionalizantes gratuitos. O cadastro pode ser feito pelo site da pasta. O prazo segue até o dia 11 de junho. Os 59 cursos oferecidos têm carga horária entre 800 e 1.800 horas, e duração de um a dois anos e meio. As formações são direcionadas para alunos da rede pública estadual e serão ofertadas nas modalidades presencial e Ensino a Distância (EAD).
Leia também: Mais de 6,1 milhões de candidatos confirmaram inscrição no Enem, diz MEC
Os cursos técnicos foram demandados pela secretaria ao governo federal por meio MedioTec – iniciativa do MEC (Ministério da Educação) no âmbito do Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego). Para as capacitações, a Secretaria contará com o apoio de outras instituições de ensino parceiras, de modo a atender estudantes de vários municípios do Estado.
São disponibilizados cursos profissionais nas áreas de informática, meio ambiente, logística, administração, segurança do trabalho, agricultura, vendas e saúde, entre outras.
Poderão se inscrever alunos matriculados na rede pública estadual que estiverem cursando, preferencialmente, a 1ª ou a 2ª séries do Ensino Médio e tenham idade igual ou superior a 15 anos.
Leia também: Fuvest altera lista de leituras obrigatórias para o vestibular 2018
O edital dos cursos está disponível no site da secretaria, onde os interessados deverão efetuar o cadastro para concorrer às vagas das formações profissionalizantes. Após a fase de inscrição, a pasta promoverá um sorteio eletrônico no dia 12 de junho. O resultado será publicado no dia 13 de junho.
Os contemplados pelo programa precisam apresentar, pessoalmente, a documentação para matrícula na unidade escolar do curso escolhido entre os dias 13 e 30 de junho. Os alunos matriculados nas capacitações terão direito a uma assistência estudantil para transporte e alimentação.
O programa
O MedioTec, que em Goiás é coordenado pela Secretaria de Educação, Cultura e Esporte, conta com a parceria da UEG (Universidade Estadual de Goiás), Secretaria de Desenvolvimento Econômico Científico e Tecnológico e de Agricultura, Pecuária e Irrigação, Instituto Federal Goiano e UniRV (Universidade de Rio Verde), que abrirão várias turmas dos cursos profissionalizantes.
Leia também: MEC libera que alunos do ensino fundamental tenham aulas à distância
A secretaria ofertará diretamente 1.355 vagas em 16 cursos técnicos, que serão disponibilizados em 34 unidades da pasta, dispostas em 28 municípios goianos.